Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O Campus > Estrutura
Início do conteúdo da página

Estrutura

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 17h04 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 22h16

O Campus Muzambinho conta com umas das maiores estruturas de ensino da região. Os estudantes de cursos técnicos e superiores têm a oportunidade de vivenciarem diarimente a prática da carreira que escolheram.

Conheça mais sobre a estrutura do campus:


Laboratório de Bromatologia e Água

Bromatologia 1A análise bromatológica desempenha importante papel avaliador da qualidade e segurança dos alimentos, além de sua utilização ser decisiva para equacionar e resolver problemas de saúde pública e auxiliar ações de vigilância sanitária. O setor atua como coadjuvante nas inovações tecnológicas de alimentos, tanto nos aspectos toxicológicos como de identidade e qualidade nutricional.

Em face à grande dinâmica na atualização da legislação de alimentos no Brasil, torna-se inevitável a adequação de metodologia analítica para que os laboratórios possam cumprir as novas exigências legais, como, por exemplo, a Portaria nº 518 de 25/03/04 do Ministério da Saúde, sobre potabilidade de água para consumo humano, onde as análises de alguns novos parâmetros de verdadeiro significado para a saúde pública devem ser atendidas.

DSC 0017A partir dessas considerações, o Laboratório de Bromatologia e Água disponibiliza seus serviços para as comunidades acadêmica e civil. Os clientes são oriundos de Muzambinho/MG e região, além do estado de São Paulo

Na área de Ensino, o laboratório é utilizado periodicamente pelos professores e alunos do curso de Técnico em Alimentos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, cujo espaço prioriza o aprendizado de análises específicas de produtos alimentícios. Além disso, o setor recebe estagiários durante todo o ano, inclusive de lugares longínquos como Rondônia (RO), Divinópolis (MG) e Campinas (SP), para aprimorarem seus conhecimentos.

Paralelamente, são executadas pesquisas na área de alimentos por alunos bolsistas vinculados a órgãos de fomento, como a FAPEMIG. Atualmente, o laboratório dispõe de pesquisas em propriedades e composição química de sojas transgênicas, frutas e derivados, além da determinação de nutrientes e possíveis contaminações em silagem de milho. O setor disponibiliza seu espaço para trabalhos de conclusão de curso (TCC's), pelo qual alunos formandos em Tecnologia da Cafeicultura e pós-graduação lato sensu em Cafeicultura Sustentável desenvolvem seus projetos de pesquisa. Professores da área de Alimentos do Instituto também utilizam o setor para projetos de pesquisa de mestrado e/ou doutorado.

O laboratório mantém convênios com a Vigilância Sanitária de Muzambinho e com a Associação Comunitária do Bairro Macaúbas, em parceria com a Emater, para auxiliar na fiscalização sanitária de água potável. No último caso, o laboratório auxilia ainda no processo de orientação da coleta de amostras, bem como na cloração da água que abastece a unidade de processamento de mandioca do referido bairro rural.

Atualmente, o laboratório firma mais um convênio, com a Dow Agro Sciences, para controle de qualidade de alimentação animal.

Bromatologia 11Setores do Instituto como Agropecuária e Zootecnia também mantêm vínculo com o laboratório para controle de qualidade da água de abastecimento e de alimentação animal, respectivamente. Já a Agroindústria recorre ao setor para fazer o controle de qualidade da matéria-prima e dos alimentos produzidos como laticínios, embutidos, doces entre outros.

Além da comunidade acadêmica, o laboratório presta serviços a proprietários rurais (cerca de 80% dos clientes), micro-indústria de farináceos, torrefação de café, clubes de recreação, instituições de ensino etc. Atualmente, proprietários de alambiques têm buscado o laboratório para controle de qualidade de bebidas alcoólicas.

O Laboratório de Bromatologia e Água do IFSULDEMINAS é o único na região em análises de alimentos. O mesmo obedece aos padrões e normas analíticas estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e pelo Instituto Adolfo Lutz, órgão do governo de São Paulo que é referência em bromatologia no Brasil.

Visando expandir a área de atuação, atender às necessidades de clientes e avaliar a segurança de alimentos, o laboratório está em fase de planejamento e otimização de análises para bebidas com ou sem teor alcoólico, vitaminas, aditivos alimentares, resíduos de pesticidas, metais pesados em água, análises ambientais de água como DBO e DQO, entre outras.


Laboratório de Solos

01Apoiar a pesquisa acadêmica e dar suporte ao trabalho dos produtores rurais da região. Desde 1997, o Laboratório de Análise de Solos e Tecido Vegetal do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho oferece serviços especializados que conjugam de forma eficiente essas duas frentes de trabalho. Localizada no campus, a sede do setor é equipada com equipamentos de ponta e possui mão de obra especializada para desenvolver análises dentro de padrões de qualidade exigidos pelo mercado.

No apoio às atividades de ensino, o laboratório é utilizado como espaço de aprendizagem para os alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Cafeicultura. Os estudantes acompanham a realização de análises, conhecem os equipamentos e desenvolvem pesquisas e atividades complementares previstas na grade curricular da graduação. O setor fornece também oportunidades de estágio para discentes de instituições de ensino com sede nos municípios da região.

Produtores rurais e empresas do setor agrícola interessados em aumentar a produtividade de suas plantações podem recorrer ao Laboratório de Análise de Solos e Tecido Vegetal. Por meio da análise de amostras, é possível calcular com maior precisão a quantidade de fertilizantes e calcário utilizados na correção do solo. Com o laudo fornecido, o produtor terá condições de saber a quantidade correta a ser comprada para o cultivo de determinada cultura.

O Laboratório de Análise de Solos e Tecido Vegetal localiza-se no Câmpus Muzambinho (Estrada de Muzambinho, km 35, Bairro Morro Preto) e funciona de segunda a quinta-feira, de 7h às 12h e de 13h às 17h e nas sextas-feiras, de 7h às 11h e de 12h30 às 16h30. Contatos também podem ser feitos pelo telefone (35) 3571-5071 ou pelo e-mail:lab.solos@muz.ifsuldeminas.edu.br.


Zootecnia I

O Setor de Zootecnia I é responsável pela criação de animais de pequeno e médio porte, compreendendo:

Avicultura - criação de aves de corte e postura;
Cunicultura - criação de coelhos para recria e abate;
Caprinovinocultura - criação de caprinos leiteiros e ovinos de corte.

Diariamente, alunos e funcionários relacionam conhecimentos teóricos com atividades práticas desenvolvidas no setor em sua organização e manutenção, através da adoção de técnicas racionais de alimentação, reprodução e sanidade. A interação de conhecimentos teórico-práticos procura atender as necessidades de desenvolvimento e conforto dos animais, proporcionando uma maior produtividade.

Além da finalidade didática, a produção do setor abastece o refeitório e o posto de venda de produtos do Campus Muzambinho.

Zootecnia II

A Unidade Educativa de Produção - Zootecnia II, atualmente é responsável pelos setores de Suinocultura, Psicultura, Fábrica de Ração, Bioenergia e Gestão de resíduos.

A suinocultura hoje têm 95% de sua produção destinada para a Agroindústria do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, na qual é processada e enviada para o posto de venda e refeitório do Campus. O Sistema de Produção de Suínos possui uma das melhores Central Técnica de Inseminação Artificial em Suínos da região, sendo parte do sêmen utilizado na suinocultura do Campus e o restante destinado aos produtores da região.

A Suinocultura, hoje é referência nacional devido aos bons índices zootécnicos obtidos e por ser pioneira no tratamento de resíduos utilizando minibiodigestores e compostagem de carcaças.

A energia tem contribuído de forma determinante para o desenvolvimento mundial nos mais diversos setores, e na maioria das vezes causam grande impacto ambiental. Neste intuito o Campus Muzambinho, devido a sua grande preocupação com o Meio Ambiente também é pioneira na implantação de mecanismos para obtenção de Energias Renováveis. Implantado desde março de 2008 os minibiodigestores reciclam toda a matéria orgânica dos resíduos através da biodigestão anaeróbia e geram como subprodutos o BIOGÁS que é utilizado na caldeira da agroindústria e usina de Biocombustível, como perpectivas para utilizações futuras nos fogões do refeitório.

O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho conta ainda com uma Usina de Biocombustível que já está nos últimos detalhes para sua inauguração, na qual utilizará como matéria-prima resíduos (óleos) vegetais e animais, buscando reciclar os óleos que são descartados pelos restaurantes e residências da região.

Zootecnia III

O Setor de Zootecnia III é responsável pela criação de animais de grande porte, compreendendo:

Bovinocultura Leitera: Criação de vacas com aptidão para leite sendo animais da raça Holandes.

Bovinocultura de Corte: Criação de animais para abate.

Diariamente, os alunos dirigem-se ao setor para aprender a parte teórica, em seguida saem para desenvolver a prática onde desenvolvem a organização e manutenção do setor, através das técnicas de manejo, reprodução e sanidade, onde é posto em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O leite produzido na bovinocultura leitera tem a finalidade de abastecer o refeitório e a agroindústria do Campus.

A carne produzida na bovinocultura de corte tem a finalidade de abastecer o refeitório, agroindústria e posto de vendas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página