Cronograma do 2ª desafio de inovação tecnológica é retificado
- Edital 98/2020: cronograma retificado
Foi divulgada nesta terça-feira, 14/07, pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), retificação do cronograma do 2º Desafio de Inovação Tecnológica. Veja abaixo cronograma retificado.
Cronograma
Evento |
Data |
Período de inscrição |
De 10/06/2020 a 10/07 a 20/08/2020 |
Esclarecimento de dúvidas |
Até 03/07 1/08/2020 |
Homologação das propostas |
14/07 21/08/2020 |
Recurso quanto à homologação das propostas |
15/07 24/08/2020 |
Análise e seleção das propostas homologadas |
De 06/07 a 10/07 25/08 a 28/08/2020 |
Divulgação do resultado da 1ª Etapa |
13/07 28/08/2020 |
Recurso quanto ao resultado |
14/07 31/08/2020 |
Divulgação final da 1ª Etapa |
22/07 01/09/2020 |
Envio do Termo de Compromisso |
23/07 04/09/2020 |
Desenvolvimento do Projeto |
De 24/07 a 18/10 04/09 a 05/11/2020 |
Apresentação da tecnologia (protótipo) e premiação |
21/10 06/11/2020 |
Envio do projeto e plano de trabalho dos bolsistas |
30/10 13/11/2020 |
Envio do relatório final |
01/03 10/04/2020 |
Atualizado em: 15/07/2020
IFSULDEMINAS lança 2º Desafio on-line de Inovação Tecnológica
Alunos e servidores podem se inscrever até o dia 10 de Julho
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com o apoio das Diretorias de Tecnologia de Informação (DTI) e Desenvolvimento Institucional (DDI), publicou nesta quarta-feira, 10/06, edital do 2º Desafio de Inovação Tecnológica (DIT), versão on-line, para alunos e servidores dos campi. O objetivo é oportunizar que servidores e estudantes desenvolvam e testem suas habilidades, com problemas reais do Instituto, visando incentivar a cultura inovadora, bem como a formação de profissionais criativos e inovadores.
Inscrições
A inscrição será realizada por meio do envio do Formulário de Inscrição (Anexo I) em formato não editável (pdf), no período de 10 de junho a 10 de julho, obrigatoriamente por meio do e-mail editais.nit@ifsuldeminas.edu.br. Cada equipe deverá enviar um único e-mail, por meio do seu coordenador, com o assunto: “Inscrição - 2° Desafio de Inovação Equipe (nome da equipe)”.
O formulário de inscrição poderá ter, no máximo, quatro páginas, se uma categoria; seis páginas, se duas categorias; e oito páginas, se três categorias.
Categorias de problemas/desafios
Dentre os cinco desafios propostos, a equipe escolherá uma ou mais problema para propor uma solução. Confira abaixo as categorias:
Desafio 01: Participação social em camadas decisórias institucional e governamental;
Desafio 02: Inclusão social e educação informal;
Desafio 03: Preparação de discentes para crises;
Desafio 04: Dados institucionais;
Desafio 05: Cafeicultura.
Etapas
Este Edital consiste em duas etapas. A primeira selecionará dez equipes, de acordo com os desafios propostos. Já na segunda etapa, os selecionados farão uma apresentação, de acordo com o item 10 deste Edital.
Seleção
Será nomeada pela equipe organizadora uma comissão julgadora, a fim de proceder com a análise e avaliação das inscrições/propostas recebidas. Todos as propostas regularmente inscritas serão analisadas pela comissão no prazo previsto neste edital e serão avaliadas seguindo os critérios de:
- Inovação e originalidade;
- Potencial de impacto para o IFSULDEMINAS;
- Viabilidade financeira e aplicabilidade.
O resultado das avaliações das propostas recebidas ficará disponível no site institucional. Caberá recurso para o resultado das propostas analisadas, em até 24 horas do dia útil subsequente à publicação do resultado da etapa, por meio do e-mail editais.nit@ifsuldeminas.edu.br , em formulário próprio (Anexo III), que deverá ser enviado pelo coordenador da equipe.
Apresentação
Será estabelecida uma banca para avaliação das apresentações orais, com membros indicados pela PPPI/NIT/DTI/DDI. As 10 equipes apresentarão suas propostas on-line, no dia 21 de setembro. A Banca avaliará as equipes de acordo com os critérios e pontuações descritos na Ficha de Avaliação (Anexo V). Serão vencedoras do Desafio as equipes que obtiverem a maior pontuação.
Premiação
Todas as equipes receberão certificado de participação e a equipe vencedora, para cada categoria, receberá certificado informando a sua colocação no Desafio. Será concedida uma premiação principal para a equipe que se classificar em primeiro lugar, referente às cinco categorias deste edital, conforme a seguir:
- Bolsa no valor de R$ 400,00 mensais para alunos de cursos superiores;
- Bolsa de R$ 200,00 mensais para alunos de cursos técnicos.
As bolsas terão duração de quatro meses, para cada um dos discentes participantes das equipes classificadas em primeiro lugar, de cada categoria, para desenvolver e finalizar o produto tecnológico. Será descentralizada pela PPPI/NIT para o campus das equipes vencedoras mediante a entrega de um projeto – a ser elaborado no modelo de Iniciação Científica e Tecnológica, disponibilizado, conforme modelo no Anexo VII do Edital, contendo um plano de trabalho para cada estudante. O envio do projeto deverá ocorrer até as 23h59 do dia 30/10/2020 e deverá ser enviado para o endereço editais.nit@ifsuldeminas.edu.br
Cronograma
Evento |
Data |
Período de inscrição |
De 10/06/2020 a 10/07/2020 |
Esclarecimento de dúvidas |
Até 03/07/2020 |
Homologação das propostas |
14/07/2020 |
Recurso quanto à homologação das propostas |
15/07/2020 |
Análise e seleção das propostas homologadas |
De 06/07/2020 a 10/07/2020 |
Divulgação do resultado da 1ª Etapa |
13/07/2020 |
Recurso quanto ao resultado |
14/07/2020 |
Divulgação final da 1ª Etapa |
22/07/2020 |
Envio do Termo de Compromisso |
23/07/2020 |
Desenvolvimento do Projeto |
De 24/07/2020 a 18/10/2020 |
Apresentação da tecnologia (protótipo) e premiação |
21/10/2020 |
Envio do projeto e plano de trabalho dos bolsistas |
30/10/2020 |
Envio do relatório final |
01/03/2021 |
Texto:Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
15/06/2020
Redes Sociais