GEAS - Grupo de Estudos em Animais Selvagens
O Grupo de Estudos em Animais Selvagens - GEAS é formado por servidores e discentes dos cursos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Ele objetiva-se estudos na área de clínica e patologia de animais silvestres, de forma a:
- Produzir conteúdo acadêmico-científico;
- Atuar ativamente na conservação das espécies promovendo projetos de extensão voltados para Educação Ambiental;
- Promover eventos e cursos de capacitação para os alunos, de forma a os preparar para o mercado de trabalho.
Atividades desenvolvidas:
- São desenvolvidas reuniões quinzenais abrangendo temas atuais que dizem respeito ao cenário de animais silvestres. Também, cursos de capacitação, bem como visitas técnicas e participação em eventos de forma a promover a educação ambiental.
Resultados:
Espera-se que os estudantes possam entender a importância da conservação ambiental para espécies silvestres, além de aprender sobre temas que não são abordados durante a graduação. Além disso, é desejado que eles se sintam incentivados a procurar mais sobre as espécies trabalhadas nas reuniões, aguçando sua curiosidade e incentivando-os a estender seu conhecimento sobre espécies exóticas que fogem da esfera limitada dos animais domésticos.
Outra questão que se espera conseguir é a autonomia e sociabilidade dos discentes que será estimulada em debates nos encontros, ajudando-os a formarem suas opiniões acerca de legislações ambientais e políticas que regem os animais silvestres, se são eficientes ou não, e sobre ideias de como melhorar o bem-estar deles. Fora que espera-se que centros que trabalham com esses animais e áreas relacionadas a isso passem a ser do conhecimento do público e o mercado de trabalho que abrange tais áreas. Outro resultado que se pretende obter, é aumentar o interesse pelas áreas de animais selvagens e sobre sua singularidade para que possa-se capacitar mais profissionais destinados a elas e prever sua importância no cenário mundial e do Brasil. Também entender a relevância de espécies endêmicas, da extinção delas e da invasão de espécies estrangeiras para impacto na fauna e ecossistema do país. Portanto, ao final dos encontros é desejável que o estudante tenha se tornado mais interessado sobre animais silvestres e tenha compreendido melhor toda a esfera que atua sobre eles no Brasil e no mundo, assunto pouco trabalhado durante a graduação, bem como empregos na área e espécies em que ele possa se interessar e que possa proporcionar maior bem-estar a elas em um futuro próximo quando já formado, fora estimulá-lo a procurar por si mesmo artigos e matérias, bem como em livros, sobre esses animais.
Contatos:
Líder: Adriano de Abreu Corteze
E-mail: adriano.corteze@muz.ifsuldeminas.edu.br
Vice-Líder: Geórgia Móde Magalhães
E-mail: georgia.magalhaes@muz.ifsuldeminas.edu.br
Grupo de Estudos de Animais Selvagens
Estrada de Muzambinho, km 35, s/n, Bairro Morro Preto – CEP 37890-000, IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
Redes Sociais