Gestores do IFSULDEMINAS participam de treinamento sobre Inteligência Emocional
Aconteceu na última sexta-feira (01/02) e sábado (02/02), na Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), na cidade de Pouso Alegre, o curso intensivo “Inteligência Emocional, Alta Performance e Gestão: aprenda a conquistar seus objetivos”. Participaram do treinamento os gestores do Instituto: o reitor, Marcelo Bregagnoli, os pró-reitores, chefe de gabinete e diretores da Reitoria, os diretores-gerais dos campi, junto aos seus diretores sistêmicos dos Departamentos de Administração e Planejamento (DAP), da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) e do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE); contabilizando quarenta pessoas.
O curso foi uma iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas juntamente com o reitor, atendendo a uma demanda da Comissão do Plano Anual de Capacitação, como explicou a coordenadora-geral Regiane Cristina Magalhães. “Este foi o primeiro curso voltado para os gestores do IFSULDEMINAS e visou a dirimir as dificuldades da gestão em exercer a liderança, pois, apesar de imprescindível, não basta aos gestores possuir vasto e profundo conhecimento técnico, é vital que se aprimorem na forma de se relacionarem e de se comunicarem com sua equipe a fim de engajar pessoas para aumentar a produtividade e atingir resultados positivos no trabalho”, enfatizou Regiane.
O professor Bregagnoli deu as boas-vindas aos participantes, abriu o treinamento e ressaltou que o IFSULDEMINAS, este ano, passará por reestruturação interna, sendo prevista a atuação mais expressiva da Gestão de Pessoas, que intensificará o trabalho de capacitação de servidores. "Pela primeira vez, todo o recurso institucional para capacitação será gerido pela Gestão de Pessoas, organizando tanto cursos contratados como este sobre Inteligência Emocional quanto cursos pontuais. Estas capacitações já têm sido feitas para outras áreas, principalmente quando se trata de fiscalização, mas desta vez o foco foram os gestores. Buscamos a temática da inteligência emocional, uma vez que é um pré-requisito do gestor ter esta análise, que inclui saber verificar as questões de atribuições, personalidades e forma de atuação dos servidores. Nos últimos dois anos, o IFSULDEMINAS opta por capacitações in company, ou seja, trazer especialistas mais renomados até à instituição, uma forma de otimizar recurso público, pois dilui o custo dos cursos, e integrar a equipe, possiblitando que mais servidores participem", informou Bregagnoli.
O curso
As dezesseis horas de curso foram preenchidas com dinâmicas, vídeos, simulações, grupos de discussão, exercícios de visualização, testes, leituras compartilhadas e exposição de conceitos por meio de ferramentas e técnicas de Coaching e Neurociência. Segundo o instrutor Paulo Smith, o curso buscou desenvolver a alta performance entre os gestores por meio do aprimoramento da inteligência emocional deles, que envolveria o autoconhecimento, autocontrole, automotivação, a empatia e o poder de influenciar e liderar. “O autoconhecimento faz a pessoa destravar uma alta performance. Quanto mais eu me conheço, mais eu vou poder usar as minhas principais habilidades, dons, talentos e descobrir os meus pontos limitantes, que eu preciso melhorar. O principal objetivo do treinamento foi desenvolver nos gestores capacidades para a tomada de decisões mais assertivas, melhor gestão, melhor liderança”, esclareceu Smith.
O instrutor ainda ressaltou que baixos níveis de inteligência emocional, de autoconhecimento e de falta de conhecimento sobre as relações interpessoais, no trabalho, acarretam custos como menor produtividade, aumento das perdas de prazo, erros e acidentes, além de êxodo de profissionais. “Quando o gestor começa a conhecer melhor sua equipe, entende que não pode falar igual com todo mundo, pois cada pessoa recebe informações de uma forma: há quem seja motivado por elogios, há quem precise ser cobrado, pois é movido pelo desafio. Quando o gestor entende isso, ele se torna mais assertivo na comunicação, pois ele vai saber lidar melhor com cada membro da equipe. Isso gera mais resultado à instituição, aumentando a produtividade”.
O pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa, foi um dos participantes da capacitação e considerou a experiência oportuna. "Foram abordados dois macroassuntos. O primeiro foi a questão do autoconhecimento, onde o gestor pôde conhecer os estilos de liderança, se encaixar em um deles e também entender a composição de suas equipes. Este autoconhecimento traz uma clareza em relação a metas, objetivos e como é o comportamento cotidiano das pessoas. O outro ponto foi a autorresponsabilidade, onde discutimos os principais desafios da instituição e os métodos de como podemos nos comunicar, abordar e motivar nossas equipes. Assim, o curso influenciou nossa metodologia de trabalho, porque nós temos agora condições de conhecer melhor nossa equipe, de tomar decisões assertivas e de encontrar a melhor forma de envolver nossos profissionais", ressaltou o pró-reitor.
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