Para incrementar intercâmbio acadêmico, estudantes realizam projetos de extensão
Conheça os projetos que quatro estudantes desenvolvem na Colômbia, México e Brasil
Ao conquistar uma vaga no programa de Mobilidade Estudantil, o estudante em intercâmbio tem a oportunidade de experimentar viver em outro país, numa cultura específica; de adquirir novo idioma; e de conhecer técnicas e projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão diferentes daqueles desenvolvidos em sua instituição de origem.
Em média, a cada semestre, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) envia e recebe intercambistas pelo programa de Mobilidade Estudantil e por outros convênios firmados com mais de setenta instituições de ensino internacionais. Dentre as possibilidades acadêmicas a eles ofertadas, uma das formas de incrementar o intercâmbio é realizar projetos de Extensão, levando os conhecimentos acadêmicos à comunidade ou trazendo a população para dentro da instituição. Veja, a seguir, alguns dos projetos atuais executados pelos intercambistas do IFSULDEMINAS.
Projeto de Extensão: Classes de Português - Universidad Unibagué na Colômbia
Ao chegar à Colômbia, em julho deste ano, para cursar disciplinas de Administração de Empresas, a estudante do Campus Machado do IFSULDEMINAS, Solange de Carvalho Lourenço, de 30 anos, logo procurou o Setor de Bem-Estar da Universidad Unibagué com intenção de iniciar um projeto com a comunidade local. Lá, ela foi informada que poderia interagir com um grupo de terceira idade, que já frequentava a instituição para a prática de atividades físicas.
A intercambista, então, passou a dar aulas de português, duas vezes na semana, para todas as integrantes do grupo, um total de dez mulheres, entre 58 e 70 anos de idade. Ela conseguiu material sobre o tema com o próprio IFSULDEMINAS e adaptou as lições às necessidades das participantes. “Durante as aulas, utilizo jogos, brincadeiras e músicas para facilitar o processo de aprendizagem. Ensino saudações, nome de alimentos e pratos brasileiros e também como pedir informações. Com o curso as senhoras passaram a desejar conhecer o Brasil e até a planejar visitar parentes que moram aí. Dizem que as aulas as tornarão mais independentes durante uma possível viagem”, contou.
Solange nunca havia feito um projeto de extensão e achou a experiência positiva. “Sempre gostei de trabalhar com pessoas, de ajudar, de impactar para melhor a vida de alguém. O contato com essas mulheres está sendo maravilhoso. Elas têm muita vontade de aprender. Isso me despertou o desejo de, quando voltar ao Brasil, participar de outros projetos com a comunidade. Essa prática é sempre extraordinária tanto para quem oferece como para quem recebe”, concluiu.
Projeto de Extensão: Ações transdisciplinares para fortalecer a produção de alimentos nas comunidades de Yaxcabá - Universidad Autónoma de Yucatán no México
Atualmente em intercâmbio no México, Flávio Augusto Guimarães, de 24 anos, estudante do oitavo período de Engenharia Agronômica do Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS, além de cursar disciplinas de Licenciatura em Agroecologia e realizar estágio em laboratório na Universidad Autónoma de Yucatán, ingressou em um projeto de extensão institucional existente desde 2014.
O projeto desenvolvido por alunos de diferentes áreas do conhecimento tem como objetivo fortalecer os processos organizacionais, produtivos e econômicos de famílias indígenas yaxcabá, contribuindo para sua soberania alimentar, por meio de práticas e processos agroecológicos e pela troca de conhecimentos rurais. “Ensino como manejar variadas culturas de hortaliças, milho, feijão, espelon (feijão caupí) e jamaica (planta mexicana cujos frutos são utilizados em sucos), desde o plantio até a colheita", enumerou.
Flávio explicou porque se interessou em participar do projeto. “Primeiro, por ser um projeto social, no qual as famílias envolvidas são carentes de recursos e esforçadas para se tornarem autossuficientes na produção de alimentos. Outro ponto é que elas são pessoas maias, com uma cultura que gostaria de conhecer mais. Elas têm um modo de agir e de pensar próprios, como seu sistema de plantio chamado “Milpa”, utilizado por seus antepassados e transmitido de geração em geração. Dessa forma, o projeto me permite obter conhecimentos sobre as práticas e culturas daqui do México e, ao mesmo tempo, me oportuniza contribuir com indígenas na produção de seus alimentos”, pontuou.
Projeto de Extensão: Futebol - Universidad de Ciências Aplicadas y Ambientales (U.D.C.A) na Colômbia
Focar em projetos de extensão na área esportiva foi a opção do estudante João José de Oliveira Cesário, do oitavo período do Bacharelado em Educação Física do Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS. Ele está em intercâmbio na Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientales (U.D.C.A.), de 24 de julho a 24 de novembro deste ano, e cursa lá Ciências del Desportes, fazendo 5 disciplinas e estágio.
João atua como assistente técnico da seleção de futebol da U.C.D.A., da divisão de acesso de Liga Universitária da Colômbia. Três vezes por semana, trabalha diretamente com os 25 atletas, todos alunos da instituição. “Me interessei por este projeto porque o futebol é o esporte que mais me encanta. Não imaginava desenvolver algo tão grande aqui. No campeonato deste ano, o time chegou até às quartas-de- final, perdendo nos pênaltis. Está sendo uma experiência muito válida, pois a
metodologia daqui é bem diferente da praticada no Brasil, com alta intensidade e espaços curtos. Pretendo, ao voltar para o Brasil, levar estes conhecimentos e continuar trabalhando com futebol”, revelou.
Projeto de Extensão: Movimento Moҫambo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho
Assim como o IFSULDEMINAS estimula seus alunos a procurarem desenvolver atividades extras durante o intercâmbio, quando a instituição recebe algum aluno estrangeiro também lhe faz a mesma proposta. A ideia agradou o colombiano Gabriel Camilo Nieto Valbuena, que, neste semestre, realiza disciplinas do Bacharelado em Educaҫão Física no Campus Muzambinho.
Vindo da Universidad de Cundinamarca - Campus Soacha, Gabriel iniciou um projeto de extensão, no fim de outubro, com 32 alunos das quarta e quinta séries do ensino fundamental de uma escola estadual do distrito de Moҫambo, zona rural da cidade de Muzambinho.
Uma vez por semana, o intercambista vai ao distrito, que fica a dez minutos do campus, falar com as crianças sobre a importância e os benefícios da atividade física como hábito de vida. Além disso, ensina alguns jogos tradicionais da Colômbia, como: "Stop", "Yermis", "Congelados" e "Base Quemada". “Como as crianças sempre querem jogar, essa é uma oportunidade de mostrar o que acontece em seus corpos enquanto praticam, gerando nelas o hábito de se exercitarem. Este projeto é uma meta pessoal, uma forma de deixar um legado aqui no Brasil”, refletiu.
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