Ações na área social em destaque no IFSULDEMINAS
Mesmo com contingenciamento de recursos orçamentários e pandemia, gestão do IFSULDEMINAS reforça compromisso social
No último domingo, 30/08, a atual gestão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) completou dois anos de atividade. O reitor Marcelo Bregagnoli cumpriu metade do mandato para o qual foi reeleito (primeiro mandato de 2014-2018 e segundo, de 2018-2022).
O período foi marcado por um cenário externo de incertezas. Em 2019, o contexto político ruidoso, envolvendo contingenciamento de recursos orçamentários do Governo Federal para as instituições de ensino superior. E, em 2020, a atual crise econômica e de saúde pública, devido à pandemia do Coronavírus.
Os reflexos dessa conjuntura chegaram inevitavelmente ao IFSULDEMINAS e à região onde o Instituto atua. Consequentemente, a instituição buscou alternativas para dar continuidade, ou mesmo inovar, em ações efetivas para cumprir seu compromisso com a sociedade e com o desenvolvimento regional.
Dessa forma, sem perder o foco na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, o IFSULDEMINAS ampliou e desenvolveu projetos e programas na área social, como explicou o reitor. “O Instituto se envolve tanto nas questões sociais porque isso está em nosso DNA. Primeiro, como prestador de serviço público, quando se deve seguir os princípios de valorizar a dignidade humana, buscar a erradicação da pobreza, evitar a marginalização e reduzir as desigualdades sociais. Depois, como Instituto Federal, cujos objetivos determinam o dever de implantar atividades de Extensão e de estimular a emancipação do cidadão para promover o desenvolvimento socioeconômico local e regional. Ou seja, esta base legal é um dos nortes de nossa gestão e temos percebido que a sociedade vem reconhecendo esse trabalho”.
Os dados consolidados em todos os oito campi do IFSULDEMINAS, referentes ao ano de 2019, mostraram a expressividade da Extensão. Foram contabilizadas 370 ações extensionistas, englobando eventos, cursos e projetos, com um total de 53.386 participantes, entre comunidade interna e externa. "O Instituto atua socialmente nas mais diversas áreas. São desde projetos voltados à população apenada até ações que envolvem a comunidade por meio da Cultura e do Esporte, mostrando que o IFSULDEMINAS está presente para fazer a diferença na vida dessas pessoas. Às vezes, o participante conhece o IFSULDEMINAS através de uma ação pontual e descobre que aqui ele terá muitas outras oportunidades. Passa a estudar em um dos nossos cursos técnicos e, pela proposta da verticalização do ensino, sai da instituição com um curso superior ou até mesmo uma pós-graduação. Tudo isso, começando lá atrás, pela oferta de um projeto social", exemplificou o reitor. Confira, a seguir, os programas e ações sociais do Instituto em destaque nos últimos dois anos.
Aprendendo com as Diferenças
O programa criado para promover a inclusão social de alunos de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) da região, por meio de atividades laborais com o suporte de estudantes e servidores do IFSULDEMINAS, foi iniciado pontualmente no Campus Muzambinho em 2012. Passou a ser coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) em 2019 e, atualmente, é desenvolvido em sete dos oito campi da instituição.
Juntas, as unidades do IFSULDEMINAS atenderam, em 2019, 521 pessoas ligadas a 21 Apaes do Sul de Minas: Alfenas, Alterosa, Areado, Borda da Mata, Botelhos, Bueno Brandão, Cabo Verde, Divisa Nova, Guaranésia, Guaxupé, Ipuiuna, Machado, Monte Belo, Muzambinho, Nova Resende, Ouro Fino, Paraguaçu, Poço Fundo, Pouso Alegre, Três Corações e Lavras (esta última, em parceria com a UFLA). Além da Associação Unidos pela Inclusão (Uipi) de Poço Fundo e o Lar dos Idosos de Areado. Os participantes executaram diversas atividades, como as das áreas de agropecuária e artes, além de terapia assistida por animais. Também receberam certificados, como forma de auxiliar a inserção no mercado de trabalho.
Equoterapia
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
O Campus Machado foi pioneiro no IFSULDEMINAS na prática da equoterapia, desenvolvida de forma extensionista desde 2011. Os primeiros beneficiados pelo projeto foram alunos da APAE da cidade onde está localizado o campus. A estrutura beneficiou, até 2019, mais de 200 pessoas, entre idosos, adultos e crianças da comunidade regional. Mais de 3 mil sessões de equoterapia foram realizadas no período.
O projeto, agora, ganhou dimensão institucional, com os Campi Inconfidentes e Muzambinho em processo de implantação da prática, prevista para ser concluída até meados de 2022.
Combate à COVID-19
Em meio à pandemia do Coronavírus, o IFSULDEMINAS tem buscado alternativas para manter seus trabalhos. Além da manutenção do processo educacional, por meio do ensino remoto, implementou cerca de 20 ações voltadas às comunidades acadêmica e externa e, periodicamente, a equipe de gestão reavalia e toma novas decisões, com base no avanço da COVID-19 e nas determinações do MEC/SETEC e Ministério da Saúde.
A primeira ação e a mais vultosa foi a produção e distribuição de mais de 8.300 litros de álcool em gel para 230 instituições das áreas de saúde, segurança pública e assistenciais de 73 municípios. A ação foi fruto de uma parceria entre a Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas e o IFSULDEMINAS. A Receita enviou 40 mil litros de bebidas álcoolicas apreendidas e a mão de obra especializada e a tecnologia do Instituto converteram a bebida em álcool em gel. Segundo a gestão, a ação terá uma segunda fase, agora, com a vinda de novos parceiros: as Recitas Federais de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória.
Outros trabalhos desenvolvidos pelo Instituto no combate à pandemia foram: distribuição de mais de 8 mil itens originários do PNAE e 10 mil cestas de produtos cultivados nas escolas-fazenda do IF para 80 instituições regionais; produção e distribuição de 5 mil litros de sabonete líquido, de 5 mil máscaras de acetato, 75 mil máscaras de TNT (parceria com iniciativa privada), 93 mil máscaras de pano (parceria com iniciativa privada); e criação do Siga COVID, mapeamento para traçar o avanço do novo Coronavírus na região. Confira as demais ações no mapa animado (acima).
Capacitações
Em tempos de medidas de prevenção ao coronavírus, o IFSULDEMINAS também intensificou a oferta de cursos on-line gratuitos, uma maneira de qualificar o cidadão para o mundo do conhecimento e do trabalho sem que ele precise sair de casa. A partir de abril deste ano, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), foram ofertadas cerca de 80 mil vagas em diversos cursos gratuitos, como de idiomas, cuidador de idoso, fotógrafo, operador de telemarketing, porteiro, vigia, entre tantos outros. Muitas dessas oportunidades foram consequência das pactuações feitas entre IFSULDEMINAS e Governo Federal, por meio do Programa Novos Caminhos, do qual, segundo a gestão, o IFSULDEMINAS é o maior ofertante de vagas.
O Instituto ainda trabalhou na capacitação gratuita de grupos específicos, como os apenados e as mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para este último perfil, houve o programa institucional IF Mulher, instituído e fomentado desde 2018, com o objetivo de melhorar as condições de vida delas e de suas famílias, além de contribuir para as políticas de gênero, equidade e inclusão social. Ao longo de 2019, quatro cursos foram executados nas áreas de educação, agricultura, alimentos e empreendedorismo. Ao todo, cerca de 65 mulheres foram capacitadas.
Expedição IFSULDEMINAS
O programa começou em 2016 e já participaram 46 equipes compostas por 400 alunos e cerca de 80 servidores que foram para 24 cidades, de Minas Gerais e São Paulo, atendendo a cerca de 40 mil pessoas (direta e indiretamente). Durante uma semana das férias de julho, estudantes e servidores do IFSULDEMINAS vão para municípios parceiros realizar ações voluntárias, buscando soluções que contribuam para a melhoria de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável local. Eles atuam em diversas áreas, como: educação, saúde, meio ambiente, agropecuária, cultura, direitos humanos, dentre outras.
Seu caráter inovador lhe rendeu parcerias e, em 2019, além das firmadas com as prefeituras dos municípios atendidos, passou a contar com a cooperação do Décimo Quarto Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre e com a participação de discentes da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), ambas instituições de ensino da cidade de Pouso Alegre.
PNAE
O IFSULDEMINAS é pioneiro entre as instituições da Rede Federal na execução dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e já rompeu, segundo a gestão, os 30 por cento recomendados pelo Governo para adquirir alimentos produzidos pela agricultura familiar. Este expertise tem sido compartilhado por meio de cursos, oficinas e assessorias.
Dados consolidados de 2019 revelaram que o IFSULDEMINAS realizou assessoria e monitoria junto a 29 municípios mineiros para diagnóstico sobre a situação do Programa em cada localidade. Também promoveu a formação de mais de 1000 atores sociais envolvidos na execução do PNAE. Foram capacitados nutricionistas, cozinheiros, secretários de Educação, agricultores familiares e suas organizações, membros do Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e dos Setores de Compras de 144 cidades em temas como: gestão, controle social, segurança alimentar e nutricional, execução dos recursos financeiros e prestação de contas. Além disso, ofertou oficinas regionais para estreitar o contato entre compradores e produtores da agricultura familiar e cursos presenciais e on-line, como o de Gestão do PNAE, capacitando servidores das entidades executoras municipais, estaduais e federais.
Perspectiva
Para os próximos anos, o IFSULDEMINAS contará ainda com um novo propulsor das atividades sociais: a curricularização da Extensão. Apesar de ter sido discutida e aprovada pelas Câmaras e Conselho Superior da Instituiçao em 2019 e regulamentada na resolução número 92 daquele mesmo ano, a proposta vai ser efetivamente implementada quando as atividades presenciais puderem ser retomadas, pós-pandemia. "Foi definido que as atividades extensionistas devem compor, no mínimo, 10 por cento do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais devem fazer parte da matriz curricular dos cursos. Com esta diretriz, os estudantes colocam em prática tudo aquilo que desenvolvem e adquirem de conhecimento dentro da instituição. Fazem isso de forma aplicada, ou seja, veem acontecer na realidade, atuando em instituições, associações, empresas ou ajudando a comunidade. Já para a sociedade, sem dúvida, é um grande ganho ter o meio acadêmico contribuindo com novas tecnologias, ferramentas, técnicas de gestão e processos que vão aprimorar sua forma de produção, organização e comercialização, isso tudo em sintonia com os conceitos atuais das diversas áreas do conhecimento", sintetizou o pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa.
Ainda segundo o pró-reitor, dentro da Rede Federal, o IFSULDEMINAS faz parte de um grupo restrito de instituições que avançaram dentro desta perspectiva, porém com um diferencial. "Além de trabalhar a curricularização da Extensão nos cursos superiores de forma obrigatória, nós estamos implantando essa vertente nos cursos técnicos integrados e subsequentes, de forma que a proposta já traga benefícios para estes estudantes".
Data: 31/08/2020
Redes Sociais