Divulgado resultado final da contratação de profissionais para atuarem em cursos FIC on-line
- Edital 21/2021: resultado final - publicado em 11/02/2021
resultado preliminar - publicado em 09/02/2021
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lança edital para contratar, por tempo determinado, bolsistas para ocupar a função de Professor/Instrutor; Professor Mediador (Tutor) e Professor Mediador (Especializado) nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) "Francês nível Básico" e "Guia Intérprete", dentro do Programa Novos Caminhos, na modalidade a distância (EAD). As atividades do Programa estão previstas para terem início em fevereiro de 2021 e o prazo de execução dos serviços deve finalizar em junho de 2021, podendo ser prorrogado e/ou alterado conforme necessidade institucional.
Os bolsistas do FIC "Guia Intérprete" formarão o estudante para desenvolver técnicas de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Interpretar a Libras táIil. IdenIficar os aspectos gerais da surdocegueira e o Sistema de Leitura e Escrita em Braille. Realizar a transliteração. E aplicar técnicas de orientação e mobilidade para cegos.
Já no FIC "Francês nivel Básico", os profissionais irão trabalhar nos estudantes a compreensão e uso de expressões familiares e cotidianas e enunciados simples. Como apresentarem-se e apresentarem os outros. Fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais (o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem). Comunicarem-se na língua francesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e cooperativo.
Quadro de Vagas e Requisitos
Os quadros de vagas, a escolaridade e idade mínima exigida encontram-se nos quadro abaixo. Já o perfil profissional dos cursos, basta clicar neste link.
Para Professor Conteudista/Instrutor
Nome do curso | Carga horária do Curso | Vagas | Requisitos |
Guia Intérprete | 140 | 01 | Graduação em Pedagogia, acrescida de mestrado ou doutorado na área de Educação Especial ou Surdocegueira mais experiência mínima de 6 meses na área. |
Francês Básico | 140 | 01 | Graduação Letras-Francês; Graduação em Letras Português-Francês; ou Licenciatura em Francês; ou outra habilitação profissional na Língua Francesa. |
Para Professor Mediador/Tutor
Nome do curso | Vagas | Requisitos |
Guia Intérprete | 02 | Graduação em Pedagogia acrescida de pós-graduação na área de Educação Especial ou Surdocegueira mais experiência na área. |
Francês Básico | 02 | Graduação Letras-Francês; Graduação em Letras PortuguêsFrancês; ou Licenciatura em Francês ou outra habilitação profissional na Língua Francesa. |
Para Professor Mediador/Libras
Vagas
|
Requisitos
|
Cadastro de Reserva
|
Graduação em Letras-Libras; ou Tradução e Interpretação; ou Graduação em Pedagogia acrescido do exame Prolibras.
|
Poderão submeter-se ao Processo Seletivo, os candidatos que possuam a qualificação exigida conforme requisitos do Anexo II. É vedada a participação de servidores das Redes Públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por questões orçamentárias. Já servidores públicos estaduais ou municipais efetivos poderão participar, entretanto, deverão entregar no ato da contratação a autorização assinada pelo Departamento de Recursos Humanos do órgão para atuar no Programa.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pela internet no período de 01 a 05 de fevereiro de 2021, até as 18h00, exclusivamente por meio deste link eletrônico. Para realizar a inscrição, o candidato deverá :
a) possuir um e-mail válido;
b) estar logado numa conta Google;
c) possuir CPF e Documento de Identidade;
d) possuir os requisitos necessários conforme Anexo II do edital;
e) preencher corretamente o formulário on-line;
f) fazer upload de comprovação do requisito exigido e dos documentos declarados no formato PDF.
A documentação deverá ser anexada no ato da inscrição, no formato PDF, em um único arquivo, tamanho máximo de 10 MB, na ordem em que consta na tabela de pontuação do Anexo III do edital.
O candidato receberá automaticamente em seu e-mail uma cópia de sua inscrição. A mesma poderá ser realizada apenas uma vez, devendo o candidato conferir os dados inseridos antes do envio. Em caso de erro, o candidato deverá acessar o link “Editar respostas” disponível no comprovante de inscrição e fazer a retificação dos dados, até o prazo final do período das inscrições. Não é permitido o reenvio dos documentos anexados.
É vedada a inscrição para atuar em mais de uma área/município dentro do mesmo cargo. Será admitida apenas uma inscrição por cargo. Em caso de vagas ociosas, o candidato da lista de espera de outra área no mesmo cargo poderá ser convocado. Se constatada mais de uma inscrição para o mesmo cargo, apenas a última será considerada.
Atribuições, Remuneração e Carga Horária
As atribuições para os cargos encontram-se descritas no edital, nos itens 8.3 (bolsista Professor Conteudista/Instrutor); 8.4 (bolsista Professor Mediador/Tutor); e 8.5 (bolsista Professor Mediador/Libras). As funções, a carga horária e o valor da bolsa estão especificados no quadro abaixo:
Função/Cargo | Carga horária | Valor da Bosla |
Professor Conteudista (Instrutor) | 10 horas semanais (140 horas totais) | R$50,00 por dia |
Professor Mediador (Tutor) |
20 horas semanais | *R$1.200,00 (acima de 80 alunos) R$1.000,00 (abaixo de 80 alunos) (valores mensais) |
Professor Mediador (Atendimento especializado em Libras) | 20 horas semanais | R$2.000,00 mensais |
Cronograma
O processo de seleção/classificação consistirá na análise dos documentos enviados e atribuição de pontos (máximo de 100 pontos), conforme o Anexo III do edital. Confira o cronograma do edital a seguir:
Evento | Data |
Publicação do Edital | 29/01/2021 |
Inscrição | 01 a 05/02/2021, até às 18h |
Resultado Preliminar | 09/02/2021 |
Recursos | até às 12h dio dia 10/02/2021 |
Resultado Final | 11/02/2021 |
Precisão de início dos trabalhos | 12/02/2021 |
Convocação
A convocação dos candidatos selecionados obedecerá à lista de classificação e deverá ser feita por e-mail ou telefone, através dos contatos registrados no ato da inscrição, a partir do dia 12 de fevereiro de 2021. Após receber a convocação, o candidato terá o prazo de 24 horas para encaminhar a documentação necessária para contratação, que estará especificada no e-mail. O candidato será informado da data, horário e local de comparecimento para assinar o contrato e apresentar os originais. A formalização da contratação poderá ocorrer de maneira alternativa em virtude das ações de distanciamento social.
O não atendimento à convocação para enviar a documentação por e-mail ou o não comparecimento na data estipulada ou na maneira solicitada pela instituição para apresentar os originais ensejará na desclassificação do candidato e a convocação do próximo da lista.
Data: 29/01/2021
Atualizado em: 11/02/2021
Redes Sociais