IFSULDEMINAS realiza aula inaugural em Educação Inclusiva EAD a alunos Moçambicanos
Projeto de Cooperação Internacional visa levar formação adicional e capacitação a profissionais de Moçambique
No último dia 26/09, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e Universidades de Moçambique celebraram uma parceria inédita: a aula inaugural do primeiro curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva EAD para 8 alunos moçambicanos. Tal ação faz parte do projeto da Pró-reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS em promover formação adicional a licenciados/professores e outros profissionais de Moçambique, e capacitá-los para atuar nos diversos setores profissionais da sociedade.
O ponto de partida para essa Cooperação Internacional ocorreu em 2019, quando o campus Machado do Instituto lançou cursos na área de Educação Inclusiva. A qualidade e relevância desses cursos atraíram mais de 64 mil inscritos, resultando em 32 mil vagas preenchidas e mais de 11 mil alunos concluintes. Foi a partir desse êxito inicial que as universidades de Moçambique demonstraram interesse em expandir seus conhecimentos em Educação Inclusiva.
Um grupo de Universidades de Moçambique, intitulados de "Grupo de Parceiros Acadêmicos de Moçambique", entrou em contato com o IFSULDEMINAS buscando oportunidades educacionais para seus estudantes e professores. Assim, em 2021, foi assinado um Termo de Cooperação entre o IFSULDEMINAS e o "Grupo de Parceiros Acadêmicos de Moçambique".
Este acordo abrangeu a cooperação em Ensino, Pesquisa e Extensão, além da criação de um Grupo "Pró-Educação Inclusiva", que realizou reuniões periódicas desde sua criação em 2021. Essas reuniões visavam planejar e ampliar as ações conjuntas na área de Educação Inclusiva.
A partir desse ponto, as negociações e preparativos para a cooperação internacional ganharam força, culminando com o evento mais recente, a primeira aula inaugural para alunos moçambicanos. Esse evento não apenas formaliza o compromisso do IFSULDEMINAS em compartilhar conhecimento e expertise em Educação Inclusiva, mas também representa mais um importante passo na internacionalização das ações do Instituto.
Para a coordenadora de engajamento comunitário e uma das alunas moçambicanas do projeto, Ávila Margarida Augusto da Silva Murela, a oportunidade que o IFSULDEMINAS está oferecendo aos moçambicanos é muito gratificante e importante, principalmente quando se fala em educação inclusiva. “Falar da Educação Inclusiva no nosso país é um desafio muito grande. Então, fazer parte dessa turma pra mim é muito importante, pois esse tema tem ocupado muito o espaço educacional de Moçambique. Já existe um esforço por parte do governo, mas ainda existem estratégias utilizadas [em Moçambique] que não são mais adequadas. Nós precisamos de novas estratégias, de métodos adequados para poder transferir o conhecimento para as crianças, tendo em conta a realidade que elas estão inseridas”, comentou.
Sobre a aula inaugural, Ávila diz ter sido enriquecedora, pois pôde aprender mais sobre a História da Educação Inclusiva. “Nessa primeira aula, foi muito reconfortante pra mim ouvir um instrutor que é extremamente conhecedor da matéria. Creio que estou no caminho certo para poder alcançar os meus objetivos”, concluiu.
Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 28/09/2023
Redes Sociais