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Estudantes do IFSULDEMINAS enfrentam desafios para criar soluções inovadoras no 2º Desafio Maker

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2024, 07h41 | Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2024, 07h45

20241023 143205No dia 23 de outubro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realizou a segunda edição do Desafio Maker, evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, por meio da Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DITE), em parceria com o campus Machado, que foi sede do evento. O Desafio reuniu estudantes de diversos campi da instituição para promover a inovação e a colaboração. Durante um dia de intensa atividade, as equipes tiveram a missão de desenvolver projetos com o tema "Campus Inteligente", aplicando conceitos práticos para criar soluções tecnológicas que possam beneficiar a comunidade acadêmica.

A Diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, Paula Magda Roma, ressaltou a importância da iniciativa: "A segunda edição do Desafio Maker do IFSULDEMINAS mostrou a capacidade dos nossos alunos de inovar e enfrentar desafios reais. Projetos como esses oferecem uma experiência prática essencial, onde os estudantes aplicam conhecimento, colaboram e desenvolvem ideias inovadoras, preparando-se para o mercado e criando benefícios para a comunidade acadêmica", concluiu.

Dinâmica do desafio e avaliação

DSC 0277Os participantes, divididos em equipes, receberam materiais específicos, como MDF, papelão, cola e componentes eletrônicos. Durante seis horas, desenvolveram protótipos no “Espaço Maker” e no Laboratório de Robótica, contando com acesso a redes exclusivas para o evento. Cada equipe preparou uma apresentação de cinco minutos, conhecida como pitch, para demonstrar suas soluções a uma banca avaliadora.

O evento contou com a inscrição de 11 equipes de diferentes campi, mas apenas 9 participaram do evento e desenvolveram os seguintes projetos:

 

EQUIPE CAMPUS PROJETO 
404 Forbidden Carmo de Minas EcoPlay: Gamificando a Reciclagem em sua escola
Os Piá da Informática Carmo de Minas Monitoramento de nível de reservatório inteligente
Geeks movidos à Gambiarra Machado Gerenciamento de entrada e saída de veículos 
MuzaMakers Muzambinho Estação de Monitoramento Ambiental 
Só Os "Bão"  Muzambinho HidroBão: Sistema Hidropônico para o Futuro da Agricultura 
Sustenta Passos Passos  Sistema de Controle Ambiental para sala de aula 
UAPA Poços de Caldas  PortaFácil: Sistema Acesso Inteligente em Salas de Aula e Laboratórios 
GuardBot Pouso Alegre GuardBot: Robô Vigilante
LLM Três Corações Irrigação Automática

 

DSC 0294O júri, composto por servidores do IFSULDEMINAS, avaliou os projetos em critérios como inovação, criatividade, aplicabilidade, funcionalidade, usabilidade e segurança. Com um regulamento rigoroso, o Desafio Maker contou com normas de segurança e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As equipes foram responsáveis por seus equipamentos pessoais, como laptops, e pelo material fornecido. Além disso, o uso de impressoras 3D e outros dispositivos foi gerenciado por sorteio, garantindo que todos os grupos tivessem acesso às ferramentas.

Para Matheus Eloy Franco, coordenador do Laboratório de Robótica e coordenador local do evento, o 2º Desafio Maker do IFSULDEMINAS foi uma excelente  experiência para todos os envolvidos. "O evento não só promoveu a interação entre os diferentes campi, como também gerou um ambiente de intensa colaboração e troca de conhecimentos entre estudantes, docentes e técnicos. Foi motivador ver o entusiasmo e a dedicação das equipes durante o desafio, desde a criação e o desenvolvimento dos protótipos, até a apresentação final", comentou.

O coordenador também salientou a importância das equipes apresentarem projetos com ideias que abordaram problemas reais, pois incentivou o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades essenciais, como resolução de problemas e o trabalho em equipe. "Esse tipo de experiência é um diferencial para a formação dos nossos alunos, que saem motivados a continuar explorando e aprimorando suas ideias.Tenho certeza de que o Desafio Maker continuará crescendo e trazendo bons resultados para toda a comunidade do IFSULDEMINAS", concluiu.

Os vencedores

Uma hora após a última apresentação foram divulgados os nomes das três equipes vencedoras, que receberam medalhas e prêmios oferecidos por patrocinadores e instituições parceiras.

 

 

1º Lugar: UAPA (campus Poços de Caldas)

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2º Lugar: Geeks movidos à Gambiarra (campus Machado)

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3º Lugar: 404 Forbidden (campus Carmo de Minas)

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Para mais fotos, clique aqui.

Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 29/10/2024

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