IFSULDEMINAS participa da Reditec 2025 e contribui para os debates sobre o futuro da Rede Federal
IFSULDEMINAS participa da Reditec 2025 e contribui para os debates sobre o futuro da Rede Federal
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) participou, de 2 a 5 de setembro, da 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec), realizada em Bonito (MS) e organizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
Com o tema “A Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global”, inspirado na obra do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros, a edição de 2025 reuniu cerca de 1,2 mil gestores de todo o país. O encontro debateu os rumos da Rede Federal e contou com a presença da da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Bregagnoli, e da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), Ana Paula Giraux.
De acordo com o reitor Cleber Ávila Barbosa, presente no evento, a Reditec é um espaço essencial para refletir sobre os desafios e metas da Rede Federal, como a sustentabilidade da oferta, a integração de políticas públicas e o fortalecimento da inovação: "É motivo de satisfação perceber que muitas dessas diretrizes já estão consolidadas no IFSULDEMINAS, por meio de ações concretas em ensino, pesquisa e extensão. O reconhecimento de nossas experiências exitosas em âmbito nacional reforça que estamos no rumo certo e que a instituição tem contribuído de forma efetiva para o fortalecimento da Rede e para o desenvolvimento do país", destacou o reitor.
Autoridades e debates
Na solenidade de abertura (02/09), o secretário do MEC e ex-reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, destacou que a Reditec é um espaço de consolidação da atuação da Rede Federal. “Consolidação no sentido das ações, da infraestrutura, mas também na atuação das instituições junto à sociedade. A Reditec é um momento de reflexão e de capacitação dos gestores para diversas temáticas. Quanto a Rede Federal pode contribuir com as demandas da sociedade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo no desenvolvimento regional?”, propôs o secretário.
Bregagnoli ainda apontou metas e desafios da educação profissional e tecnológica (EPT) nos próximos anos, contextualizando o Projeto de Lei nº 2.614/2024, que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio de 2024 a 2034 e prevê metas quantitativas e qualitativas para a EPT. Segundo o secretário, os principais desafios para os próximos anos envolvem: garantir sustentabilidade da oferta; integrar redes e políticas públicas; e fortalecer a avaliação e o monitoramento das ações.
Já no dia 04/09, a ministra Simone Tebet abordou como integrar planejamento orçamentário e políticas educacionais para potencializar o impacto da Rede Federal nos territórios. A ministra ressaltou que a educação atual precisa ser repensada. “Precisa ser repensada, como é o caso dos institutos federais, para efetivamente ver o que o mundo está precisando. Além daquilo que é o básico, que é o Português, a Matemática, a História, a Geografia… É colocar no centro da educação do Brasil e do mundo Ciência, Tecnologia, Inovação, Inteligência Artificial… Essa questão também de projetar o futuro da educação com foco na sustentabilidade também é um caminho que tem que estar sempre na agenda e no currículo de qualquer curso que se administre, seja na educação básica, seja no curso profissionalizante”, descreveu.
Ao longo do evento, a programação incluiu mais de 50 atividades, entre painéis, palestras, mesas-redondas, conferências, mostras de experiências exitosas, tendas de boas práticas, reuniões regionais e fóruns do Conif, além de atrações culturais e feira de economia solidária.
Vinte representantes do IFSULDEMINAS participaram da Reditec 2025. Além do reitor, a comitiva foi composta pelos pró-reitores; diretores sistêmicos; diretores-gerais dos oito campi; diretora de Assuntos Estudantis; diretor de Pesquisa e Pós-Graduação; e coordenador-geral de Relações Internacionais. Durante o evento, os gestores contribuíram ativamente em palestras e mesas-redondas, abordando temas estratégicos como “Flexibilidade curricular e a gestão dinâmica da oferta de cursos”, “A Matriz Orçamentária na Perspectiva do Ensino, Pesquisa e Extensão” e “Acesso, Permanência e Êxito: a construção de um Plano Nacional”.
IFSULDEMINAS compartilha ações que podem servir de inspiração para toda a Rede
A instituição se destacou ao apresentar nove iniciativas selecionadas entre as principais práticas da Rede Federal. Das 18 experiências exitosas escolhidas em todo o país, duas foram do IFSULDEMINAS. Além disso, a instituição teve sete projetos aprovados entre os 30 trabalhos expostos nas Tendas de Boas Práticas, abrangendo extensão, pesquisa, inovação, comunicação e gestão. Veja a seguir as ações do IFSULDEMINAS compartilhadas no evento:
Eixo Inovação, Tecnologia e Comunicação na Gestão Pública
- Este é o Nosso Mundo: Concurso Cultural como Estratégia de Comunicação em Período Eleitoral. O concurso cultural teve como objetivo selecionar vídeos feitos por estudantes matriculados no Instituto, respondendo a pergunta: “Como é o nosso mundo IFSULDEMINAS?”. As produções revelaram o IFSULDEMINAS pelos olhos dos alunos, que mostraram a rotina dentro da instituição, as oportunidades vivenciadas e a estrutura do curso ou do campus em que estudava;
- Construção do Portfólio de Projetos e Oportunidades do IFSULDEMINAS.
A publicação demonstra as competências e expertises da instituição e apresenta os programas e projetos desenvolvidos, os serviços prestados e a infraestrutura disponível em cada uma das nove unidades do Instituto com a finalidade de gerar futuras parcerias e explorar novas formas de colaboração;
- e Campanha Publicitária Integrada do Vestibular IFSULDEMINAS: Uma estratégia de comunicação para democratização do acesso ao Ensino Púlico de Qualidade. A ação de comunicação multicanal empoderou jovens com o slogan “Com o IFSULDEMINAS, você PODE!”, alcançando mais de 17 milhões de pessoas, contribuindo para elevação da relação candidato/vaga a índices históricos.
Eixo Financiamento, Governança e Eficiência Institucional
- Programa de Contrapartida de Projetos de Pesquisa e Inovação, que prevê a concessão de bolsas de Coordenação de Projetos para pesquisadores que captarem recursos externos;
- e 15 Anos de Financiamento Autônomo aos Nipes: Uma Política Estruturante da Pesquisa e Extensão do IFSULDEMINAS. Os Nipes são os Núcleos Institucionais de Pesquisa e Extensão, órgãos de apoio das Pró-Reitorias de Extensão e Pesquisa, responsáveis por elaborar, fomentar, operacionalizar estratégias e integrar as atividades de pesquisa e extensão nos campi.
Eixo Extensão, Pesquisa e Impacto Social
- Experiências do Cecane IFSULDEMINAS para o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Rede Federal. No período de 2017 a 2024, as estratégias do Cecane envolveram a oferta de cursos de formação a distância, a realização de encontros nacionais e a assessoria técnica a Instituições Federais de Ensino;
- e Programa Rumo às Olimpíadas do Saber: Fomento à Excelência Acadêmica e Protagonismo Estudantil. O Programa incentiva estudantes do IFSULDEMINAS a participarem de olimpíadas científicas, oferecendo apoio técnico e financeiro para treinamentos e competições, fortalecendo a excelência acadêmica e o protagonismo estudantil.
Eixo Educação Profissional e Tecnológica
- Presente e Futuro: Prepara IFSULDEMINAS – Inclusão e Oportunidades no Acesso ao Ensino Médio Técnico Integrado da Rede Federal. O cursinho preparatório voltado a estudantes em vulnerabilidade social, criado em 2024 pelo IFSULDEMINAS, foi o embrião do Programa Federal Partiu IF.
Eixo Expansão, Interiorização e Desenvolvimento Regional
- Como o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho impulsiona seu Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo e o Sudoeste de Minas. Por meio de diversas ações, como a integração entre ensino, pesquisa e extensão; o apoio a empresas juniores, incubadoras e espaços makers; a realização de eventos estratégicos (como hackathons e semanas de empreendedorismo) e de parcerias institucionais, o Campus Muzambinho vem construindo e fortalecendo seu Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo.
Lançamento
Durante o evento, foi lançado o livro “A Matriz Orçamentária da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica: um guia abrangente”. A obra foi organizada por integrantes do Fórum de Planejamento (Forplan) e da Câmara de Administração do Conif, entre eles o pró-reitor de Admnistração do IFSULDEMINAS, Honório José de Morais Neto. O livro apresenta como é formado e distribuído o orçamento da Rede, o histórico da construção da matriz e os desafios e as perspectivas futuras da gestão orçamentária das instituições da Rede. A publicação está disponível gratuitamente neste link.
Para mais fotos do evento, CLIQUE AQUI.
Redes Sociais