Campus Muzambinho realiza “Aulão de redação para o Enem”
Tendo em vista a proximidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será aplicado em novembro, nos dias 3 e 10, o professor Daniel William, em parceria com o CeLin (Centro de Ensino de Línguas), promoveu, em 23 e 24 de outubro, das 19h às 21h, no auditório do prédio H – Campus Muzambinho, aulão com o objetivo de, por meio das últimas propostas de produção textual do exame, reconhecer a identidade do gênero dissertativo-argumentativo.
No primeiro dia, o professor esmiuçou a régua de correção, pautada por cinco competências, e os pontos-chave da estrutura do gênero. No segundo dia, por sua vez, passo a passo, evidenciaram-se os aspectos constituintes de cada um dos parágrafos, da introdução à conclusão com proposta de intervenção. Além disso, considerando textos com nota máxima em edições anteriores, os alunos tiveram a chance de refinar seus conhecimentos.
Ações assim são bem-vindas, porque constituem oportunidade extra de aprendizado. "Toda prova de redação costuma assustar, ainda mais quando o que está em jogo é o grande sonho de ingressar numa universidade pública. Nesse sentido, o aulão teve a finalidade de mostrar aos alunos que não há 'bicho de sete cabeças' que resista a uma argumentação coerente, consistente e, acima de tudo, crítica", explica o professor Daniel.
Texto e fotos: Daniel William Ferreira de Camargo
Redes Sociais