CGAE promove ação em prol da adaptação dos alunos nas moradias
Na última terça-feira, 03 de março, o Serviço de Psicologia da CGAE realizou ações nos Blocos A e C com os alunos e alunas ingressantes na Moradia Estudantil do Campus Muzambinho, com a participação de mais de 80 estudantes.
O evento, denominado ADAPTE-SE, foi pensado para auxiliar os estudantes a lidarem com as mudanças intensas ocorridas com o ingresso na instituição, sobretudo para os que aqui residem. A saída da casa da família e a distância dos amigos e de toda a rede social construída anteriormente é acompanhada pela mudança de cidade, de escola e de rotina, exigindo dos adolescentes vários esforços para adaptação à nova realidade. Segundo o psicólogo Túlio Trevisan, a atividade foi concebida para promover um momento de reflexão sobre fatores comumente vivenciados nesta fase, o compartilhamento de experiências e a promoção da resiliência, que é a capacidade psicológica de se adaptar às circunstâncias estressantes e se recuperar de eventos adversos.
Além dos fatores pessoais que colaboram para a adaptação, o profissional também ressaltou para os alunos a importância de procurarem ajuda quando não estiverem conseguindo lidar sozinhos com alguma dificuldade e pontuou os diversos profissionais da instituição a quem podem recorrer, desde os responsáveis pelas portarias das moradias, os assistentes de alunos e os profissionais dos diversos setores de atendimento aos educandos.
Texto e fotos SAE
Confira as fotos:
Redes Sociais