Campus recebe novos alunos com semana de acolhimento remoto
Entre os dias 14 e 17 de setembro, o Campus Muzambinho recebeu seus alunos em uma semana de acolhimento remoto.
Essa iniciativa já tinha sido realizada para celebrar o retorno às aulas dos alunos que já estudavam no Instituto e, portanto, já conheciam nossa estrutura física. Porém essa foi a primeira vez que a semana de acolhimento remoto foi utilizada para receber novos alunos.
Estes tiveram a oportunidade de conhecer a dinâmica da Instituição, o funcionamento dos setores específicos e sua atuação, tirarem dúvidas sobre o ensino remoto emergencial e ainda de participarem de uma preparação para o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
A semana contou com um momento de encontro com a direção e com encontros dos coordenadores de cada uma das turmas.
Encontro com a direção
Foi uma oportunidade dos alunos conhecerem os atuais membros da direção do Campus composta pelo Diretor-geral, Renato Aparecido de Souza, pela Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, pelo Diretor de Ensino, Marcos Roberto Cândido e pelo Coordenador Geral de Ensino, Hugo Baldan Junior, além dos coordenadores dos cursos dos alunos ingressantes.
Na ocasião foram apresentadas a estrutura administrativa do Campus, as Diretorias e Coordenadorias ligadas ao ensino, pesquisa e extensão e os serviços oferecidos neste momento especifico em que estamos trabalhando o programa de Ensino Remoto Emergencial.
Segundo a coordenadora do Setor de Orientação Educacional e mediadora do encontro, Giovana Carvas, “recepcionar formalmente os alunos, apresentando a Instituição, suas Direções e Coordenadorias, revela o respeito com o qual tratamos os estudantes e a responsabilidade de assumimos, neste momento, no que se refere a formação profissional e humana de cada um”.
Após o momento de acolhida da Gestão os estudantes foram redirecionados a salas virtuais específicas para conversarem com os coordenadores de curso.
Curso Técnico em Agropecuária
Os novos alunos de Agropecuária se encontraram com o coordenador Manuel Messias da Silva e com o Professor Marco Aurélio Dessimoni Dias.
Segundo o professor Manuel, “o interesse dos ingressantes foi espetacular. Observei vários alunos dos mais variados lugares, alguns até de 532 km de distância. Eles demonstraram muita interatividade, falaram de suas vidas e mostraram o que desejam do Curso, que é aprender mais e aplicar nas suas vidas, já que alguns já atuam em suas propriedades como técnicos”.
Curso de Medicina Veterinária
Ingressantes da Medicina Veterinária foram recebidos pelo coordenador Edivaldo Aparecido Nunes Martins que vê essa semana de acolhimento como de extrema importância já que manteve as características de acolhimento da instituição.
Segundo Edivaldo, foi uma oportunidade de contar aos alunos um pouco das histórias da Medicina Veterinária, do Campus Muzambinho e do curso, assim como de apresentar o Centro Acadêmico, a Inovavet Jr. e todos os grupos de estudos.
Edivaldo ressaltou que “também foi apresentada a dinâmica do curso de Medicina Veterinária, demonstrando todas as possibilidades de ação enquanto estudante para contribuir com o seu desenvolvimento, do curso, da instituição e da sociedade onde atuará. Aspectos sobre inclusão de alunos com necessidades especiais também foram colocados em pauta, e criamos um grupo no WhatsApp para debate sobre LIBRAS, voltado aos alunos do primeiro período que possuem interesse por aprender um novo idioma. Por fim, debatemos sobre o calendário escolar e sobre a forma de condução das ações do curso e da instituição neste momento de atividades remotas.
“Desejo a todos os alunos(a)s que sejam muito bem vindos a esta instituição, sintam - se acolhidos por todos e aproveitem a oportunidade que estão vivenciando para colaborarem na construção de uma Medicina Veterinária de qualidade, primando sempre pelo respeito aos animais e aos humanos”. Declarou o professor.
Curso de Tecnologia em Cafeicultura
Recepcionados pela coordenadora, Luciana Maria Vieira Lopes, os alunos participaram de uma conversa sobre a história da instituição, sobre a importância da Cafeicultura e sobre as possibilidades de inserção do Tecnólogo em Cafeicultura no mercado de trabalho. Além de assistirem a uma apresentação detalhada do curso.
Para Luciana, esse foi um momento importante para ajudar os alunos a se localizarem na instituição, “promovendo a sua identificação com a instituição e confirmando a sua escolha pelo perfil profissional do curso. Em tempos de trabalhos remotos, esse acolhimento estreita os laços e diminui a distância”.
Luciana ainda ressalta que, nesse período é necessário que os alunos “tenham muita paciência, resistência, trabalho e organização. E que, por maiores que sejam as dificuldades encontradas há sempre um progresso, uma coisa boa acontecendo. Logo estaremos juntos para um longo abraço e o reencontro terá o gosto do primeiro encontro”.
Cursos de Administração e Contabilidade
O encontro dos novos alunos de Administração e Contabilidade foi o com o coordenador, Evane Silva.
Na ocasião foram apresentados aos alunos a estrutura do curso e a dinâmica de funcionamento das aulas nesse momento de ensino remoto.
Os alunos ainda puderam tirar dúvidas e entender como serão realizadas as atividades da semana de acolhimento.
Conhecendo o AVA e seus recursos
O professor Ramon Teodoro ainda foi o responsável pela apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Segundo ele, esse momento de acolhimento “proporcionou aos alunos uma familiarização e ambientação com a instituição, apresentando os coordenadores de curso, os setores institucionais envolvidos no apoio ao ensino, e o ambiente virtual de aprendizagem a ser utilizado nas aulas”.
Ramon ressaltou que “Inicialmente foi mostrado como os alunos acessam e logam na plataforma. Em seguida, foram apresentados os recursos do AVA, assim como exemplos de conteúdos e atividades que são postados na plataforma pelos professores. Também foi apresentado aos estudantes a forma como enviam e recebem mensagens e a consulta de notas das atividades realizadas”.
“Ficamos felizes em receber os alunos ingressantes e temos a confiança de que o campus Muzambinho está preparado para oferecer um ensino robusto e de qualidade a todos, mesmo com a pandemia. Sejam bem vindos!” Declarou o professor.
Bate-papo com a equipe da CGAE-SAE
A semana de acolhimento contou também com apresentações das equipes do Setor de Orientação Educacional e da Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando.
Na ocasião, a coordenadora da CGAE, Clélia Mara Tardelli apresentou a Assistência Estudantil “ressaltando que muitas oportunidades estarão disponíveis durante a permanência dos estudantes na instituição: auxílios, atividades esportivas e culturais, atendimento com equipes técnicas especializadas, apoio para organizações estudantis”.
Clélia também apresentou os profissionais ligados à CGAE que falaram sobre as ações que conduzem presencialmente e citaram brevemente os serviços desenvolvidos por eles para atender às especificidades das aulas remotas.
Os principais tópicos apresentados foram:
- Auxílio internet
- Auxílio Estudantil
- Moradia Estudantil
- Serviços de Esporte
- Atividades culturais
- Escuta Terapêutica
- Atendimento Nutricional Individualizado
- Uso do Refeitório Estudantil em momento presencial
- Apresentação da equipe de saúde e breve relato sobre protocolo de segurança a ser adotado em um possível retorno às aulas
Segundo Clélia “a semana de acolhimento, principalmente a voltada para os ingressantes, é importante para que criemos uma conexão com os estudantes e para que eles se sintam parte da Instituição. Serem apresentados às equipes que terão maior contato e receberem informações sobre os serviços que poderão acessar faz com que se sintam realmente acolhidos”.
Clélia aproveitou para “parabenizar os estudantes pelo ingresso em nossa Instituição, bem como dar as boas-vindas e deixar o meu desejo de sucesso. Que possam aproveitar o máximo todas as oportunidades que aparecerem, tendo a certeza que há, no Campus Muzambinho, serviços que auxiliam na permanência estudantil, bem como equipes de docentes e técnicos administrativos altamente capacitados e prontos para atendê-los”.
Bate-papo com a equipe do SOE
Já o Setor de Orientação Educacional foi representado pela Pedagoga Giovanna Carvas que apresentou a equipe de trabalho e ressaltou a importância do setor para o acompanhamento da vida acadêmica dos estudantes seja no ensino presencial ou, nesse momento especifico, em que estamos trabalho com o ensino remoto.
Segundo Giovanna, "na ocasião foi apresentado o material “Ensino Remoto Emergencial – orientações para os estudantes” construído pela equipe pedagógica do Campus e que traz contribuições significativas para a conhecimento e consulta rápida de questões relacionadas ao ensino, ao ambiente virtual de aprendizagem (Ava), serviços adaptados e/ou mantidos durante a suspensão das atividades presenciais e outros assuntos. Além disso foi apresentado aos ingressantes o Auxilio netbook/tablete, hoje sob responsabilidade desse setor, como uma possibilidade para aqueles que necessitam de um equipamento para o acompanhamento das atividades escolares".
Ao final da apresentação do SOE os alunos puderam tirar dúvidas e apresentar suas primeiras impressões e expectativas a respeito no inicio de suas atividades como estudantes do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho.
Giovanna ressalta que ela e a equipe desejam “que o caminho iniciado nesse momento seja trilhado com responsabilidade e dedicação. Nosso papel é oferecer a vocês, estudantes do Campus Muzambinho, o que há de melhor para que alcancem uma formação humana e profissional de qualidade. Sintam-se acolhidos e muito bem-vindos!”
Redes Sociais