Alunos de ciências biológicas aprovados em pós-graduação da UFV
Dois alunos do curso superior em Ciências Biológicas já estão dando os próximos passos na sua jornada com a aprovação em 2º LUGAR (GRACIELE DINIZ) e 3º LUGAR (LUÍS HENRIQUE BUENO) no MESTRADO do Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPGBot), do Departamento de Biologia Vegetal (DBV), da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
A classificação final dos candidatos levou em consideração as notas da Prova Escrita e da Análise de Currículo.
O Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPGBot), do Departamento de Biologia Vegetal (DBV), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) oferece oportunidade de treinamento em duas áreas de concentração, “Botânica Estrutural e Funcional” e “Sistemática, Ecologia e Evolução” e tem como objetivo principal a capacitação de recursos humanos para desenvolvimento de atividades de docência e pesquisa, nas diversas áreas da Biologia Vegetal. Na última avaliação da CAPES o Programa obteve conceito 5.
O aluno Luís Henrique defendeu seu trabalho de conclusão de curso com o tema "Caracterização anatômica e histoquímica dos coléteres de Mandevilla venulosa (Müll. Arg) Woodson (Apocynaceae) ocorrente em um afloramento rochoso no sul de Minas Gerais", orientado pela professora Karina Lucas Barbosa Lopes Mattos.
A aluna Graciele Diniz defendeu seu trabalho de conclusão de curso com o tema "Estômatos e crescimento de Dendrobium nobile Lindl. cultivadas in vitro sob diferentes espectros de luz", orientado pela professora Priscila Pereira Botrel.
Segundo o aluno Luís Henrique Bueno, "o mestrado sempre foi um sonho desde o início da graduação, inspirado e incentivado pelos professores do curso de Biologia, em especial pelos professores de botânica. O IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho sem dúvidas foi fundamental para esta conquista. Graças ao Instituto tive diversas oportunidades de agregar conhecimentos durante a graduação. Participei do intercâmbio, de estágio remunerado, de monitorias e de eventos acadêmicos, que garantiram não só um bom currículo, mas também uma amplitude de experiências e conhecimentos ".
Segundo a aluna Graciele Diniz, "estudar no IFSULDEMINAS-campus Muzambinho foi a melhor escolha que pude fazer. Estes anos de graduação proporcionaram experiências incríveis e uma gama enorme de conhecimento. Hoje, saindo da graduação no IFSULDEMINAS e ingressando no Programa de Pós Graduação em Botânica da UFV, sinto uma sensação de dever cumprido e uma gratidão enorme por todas as oportunidades que o Instituto Federal me proporcionou. Tenho muito orgulho de fazer parte desta Instituição de ensino e sou grata a todos os professores, funcionários e colegas que estiveram comigo nesta etapa e colaboraram para que esta aprovação acontecesse".
Texto: Karina Lucas Barbosa Lopes Mattos
Redes Sociais