Projeto “Campo Limpo” realiza captação de embalagens de agrotóxicos
Projeto “Campo Limpo” realiza captação de embalagens de agrotóxicos
Em sua segunda edição neste ano de 2022, o projeto CAMPO LIMPO MUZAMBINHO arrecadou 1538 unidades de embalagens rígidas vazias e aproximadamente 113 quilos de embalagens não laváveis e papelão de agrotóxicos utilizados por produtores da região. O projeto, fruto de parceria entre o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e a EMATER, tem por objetivo captar vasilhames de produtos agrotóxicos que, eventualmente, poderiam ter sido descartados ou abandonados nas propriedades rurais. Após classificação e contabilização, esse material é encaminhado para o correto descarte, contribuindo-se assim para a manutenção e preservação do meio ambiente.
Juliano Francisco Rangel, Coordenador Geral de Produção do Campus Muzambinho, conta que o projeto é uma parceria deste instituto com a EMATER, que juntos promovem uma ação de recolhimento de embalagem de agrotóxicos utilizados por produtores locais, orientando-os sobre o correto descarte e a conscientização ambiental.
“Nós captamos essas embalagens, que são contadas e classificadas para posterior destinação às organizações que farão o descarte adequado. Muitas vezes, essas embalagens são abandonadas nas propriedades rurais, gerando impacto ambiental negativo. Nossa ação visa motivar e conscientizar o produtor.” - explica o Coordenador.
Juliano acrescentou que o projeto “Campo Limpo” integra o rol de ações endossadas pelo Campus Muzambinho em prol do meio ambiente e conscientização da população local. Segundo ele, “temos essa preocupação de agir nas ações ambientais de modo geral, englobando educação, conscientização ambiental, e até orientando produtores acerca da utilização correta desses produtos. Enxergamos essa parceria (com a EMATER) como uma ferramenta a mais para o estímulo dessas ações ambientais”.
De acordo com Clóvis Piza, da EMATER, “a terceira edição do Projeto Campo Limpo alcançou as expectativas em relação ao número de embalagens recolhidas e produtores participantes.” Ele explica que a segunda e terceira edições do Projeto arrecadaram quase o dobro da edição de 2021.
Clóvis explica que mesmo em meio ao aumento das arrecadações em 2022, a quantidade de embalagens entregues por produtor diminuiu. “Os produtores a cada etapa trazem suas embalagens em menor número, mais organizadas, com data de aquisição mais recentes, significando que estas estão ficando menor tempo nas propriedades depois de utilizadas.”
A próxima edição do “Campo Limpo” está prevista para acontecer em maio de 2023.
Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho
Redes Sociais