Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cursos de Educação Física promovem o Festival Corpo em Movimento
Início do conteúdo da página

Cursos de Educação Física promovem o Festival Corpo em Movimento

Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2022, 13h58 | Última atualização em Terça, 20 de Dezembro de 2022, 13h58

Na noite de 09 de dezembro, os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promoveram o Festival Corpo em Movimento, no CeCAES - Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde. O objetivo da ação é celebrar a finalização do semestre letivo por meio de apresentações que resultam de atividades desenvolvidas nas disciplinas de: Ritmo, Expressão e Dança; Ginástica para Todos e Ginástica de Condicionamento. Neste ano, o Festival teve um diferencial, um número de dança desenvolvido por professores e colaboradores do CeCAES.

As apresentações, quatorze no total, da noite contaram com a participação de aproximadamente 134 pessoas, incluindo estudantes, docentes e colaboradores. A professora Carolina Gabriela Reis Barbosa conta que o Festival é um evento tradicional dos cursos de Educação Física e, neste ano, voltou a acontecer de maneira presencial. “Voltar ao presencial é maravilhoso, é uma satisfação ver a casa cheia novamente para uma ocasião tão especial e marcante. Além disso, essa proposta fortalece a formação docente e prepara os alunos para sua atuação profissional após concluírem seus cursos.” - complementa a professora.

A professora também fala sobre os benefícios para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes envolvidos. Ela explica que o Festival oferece “um espaço de vivências e de troca de experiências corporais, de aproximação com as comunidades interna e externa ao CeCAES e o projeto desenvolve processos de formação inicial e continuada em teoria e prática da dança e ginástica.''

O estudante do curso de Bacharelado em Educação Física, Guilherme de Sousa Reis, conta que levou duas semanas para que seu grupo preparasse a atração. Guilherme, ao lado dos colegas, retratou a emoção de uma história real por meio dos movimentos e elementos ginásticos. A apresentação abordou a história do próprio jovem, o ingresso na faculdade, as adversidades encontradas, a superação, recomeço e graduação. Guilherme acrescenta que “a partir do momento que somos expostos a pensar e criar, o nosso conhecimento se expande, tendo novas opções a se pensar. O trabalho em equipe também é outro ponto importante, e a integração entre vespertino e noturno que também favorece muito.”

Naylla da Silva Calori é estudante do Curso de Bacharelado em Educação Física e participou da apresentação que abordou a separação de duas irmãs, uma ficou no Brasil e outra foi para a Colômbia. Parte da encenação foi idealizada por terem uma intercambista colombiana no grupo e quererem misturar duas culturas na atração. Naylla conta que o Festival contribui tanto no lado profissional quanto no pessoal, pois passou por diversos obstáculos no decorrer do projeto. “Tive a oportunidade de criar coreografias com estilos diferentes e ensinar para as pessoas, aprendi a respeitar os limites de cada um, que a apresentação era em grupo e todos tinham que colaborar, mas que certos processos tinham que ser realizados individualmente, tive que apresentar em público, o que não é fácil, mas sei que terei que fazer isso futuramente, então começar na faculdade é ótimo.”

O evento foi realizado por uma comissão organizadora formada pelos professores: Ligia Lopes Kocian, Carolina Gabriela Reis Barbosa e Felipe Souza Silva.

Texto e fotos: ASCOM

registrado em:
Fim do conteúdo da página