Estudantes da computação disponibilizam recursos educacionais sobre Pensamento Computacional
Os estudantes do 2º período do curso de Ciência da Computação desenvolveram, ao longo do ano de 2022, no contexto das disciplinas Atividades Extensionistas e Integradoras I e II, recursos educacionais relacionados à temática do Pensamento Computacional.
Tais recursos podem ser usados por docentes e demais pessoas interessadas nos conceitos introdutórios ligados à computação.
De acordo com o Portal Educação em Computação, Pensamento Computacional é um conjunto de habilidades necessárias para compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e soluções de forma metódica e sistemática através do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos.
Utiliza-se de fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico em diversas áreas do conhecimento.
O tema é importante e, recentemente, o Ministério da Educação – MEC homologou no dia 30 de setembro, em publicação no Diário Oficial da União, o parecer CNE/CEB nº 2/2022, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, favorável à aprovação das Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular – BNCC (https://www.in.gov.br/web/dou/-/despacho-de-30-de-setembro-de-2022-433295144).
A Resolução Nº 1 de 4 de Outubro de 2022 define normas sobre Computação na Educação Básica (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-1-de-4-de-outubro-de-2022-434325065). Indica que processos e aprendizagens referentes à Computação na Educação Básica devem ser implementados considerando a BNCC, a legislação, e as normas educacionais. Cabe aos Estados, Municípios e ao Distrito Federal estabelecerem parâmetros e abordagens pedagógicas de implementação da Computação na Educação Básica em conformidade com as normas aprovadas, bem como a implementação da Computação nas etapas e modalidades da Educação Básica considerando 2023 como ano inicial. Trata, também da formação nacional para o desenvolvimento dos saberes docentes para o ensino de Computação na Educação Básica; Apoio ao desenvolvimento de currículos considerando as tabelas de competências e habilidades anexas; e o Apoio ao desenvolvimento de recursos didáticos compatíveis com as tabelas de competências e habilidades anexas.
A Computação na Educação Básica é dividida em três eixos: Cultura Digital, Mundo Digital e Pensamento Computacional.
Conheça e acesse os recursos educacionais criados.
O que é um algoritmo?
Algoritmo é uma sequência finita de passos ordenados que visa solucionar um problema. No nosso dia a dia os algoritmos estão presentes em tarefas simples, tal como escovar os dentes, onde é necessário seguir algumas etapas, por exemplo: pegar a escova de dente, colocar creme dental, molhar a escova e escovar os dentes. Já no mundo computacional, é através dos algoritmos e de uma linguagem de programação que podemos criar programas que executam diversas tarefas.
Saber o que é um algoritmo é de suma importância, uma vez que não remete somente à linguagem computacional, mas também a tarefas cotidianas mais simples, como exemplificado acima.
Pensando nisso, o recurso “O que é um algoritmo” foi desenvolvido pelos.
O recurso pode ser usado para apoiar principalmente as aulas de professores e foi criado tendo como público alvo alunos do ensino fundamental e médio. O link de acesso ao recurso encontra-se disponível em: https://github.com/Luucaass/Projeto-REA-de-Algoritmo-/blob/main/REA-Algoritmo.pdf
Ensino e Aplicação de Algoritmos e Funções na Educação Básica: Plano de aula para introduzir, de forma dinâmica, algoritmos na vida dos alunos.
Os conceitos de algoritmo e função são muito importantes no meio da computação. Com o intuito de ensinar tais conceitos de uma forma acessível e dinâmica, os alunos Augusto Galieta Lago, Leonardo Jacon dos Reis, Luiz Ricardo Ferlin Alves e Maryana Oliveira Martins desenvolveram um recurso educacional no formato de plano de aula direcionado a professores do ensino fundamental e médio. O plano em questão é inspirado no jogo “Caça ao Tesouro” e busca colocar o aluno como objeto central no processo de ensino e aprendizagem. O arquivo se encontra disponível em https://bit.ly/rea_alg_func.
Proposta de Aula para Introduzir Conceito de Algoritmo no Ensino Fundamental I.
Os alunos Anderson Henrique da Silva, Gianlucca Francisco Celani Machado, Gustavo Aleixo da Silva, Iara Mariano Coelho dos Reis e Lurian Letícia dos Reis desenvolveram um plano de aula que pode ser utilizado por professores do fundamental I para introduzir conceitos básicos de algoritmo, de acordo com a nova norma do ensino de computação na educação básica. O Recurso Educacional usa uma dinâmica cotidiana das escolas para a abordagem do tema: “escovar os dentes após as refeições” e é destinado a educadores ou alunos de licenciatura em formação. Recomenda-se que este seja aplicado a alunos do 4° ou 5° anos em concomitância com as aulas de matemática. O projeto está disponível para a comunidade através do link: https://github.com/iaramariano/projetorea/blob/main/PROJETO%20REA-1.pdf
Comp for All: Website para divulgação de cursos de programação e pensamento computacional.
O estudo de programação se tornou essencial nos dias de hoje. É uma disciplina que auxilia no desenvolvimento de raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas simples e complexos, bem como o trabalho em equipe. Com isso em mente, os alunos Alex Martins da Silva, Fortunato Roncholeta, João Gabriel Madeira Silva, Pedro Elias Mazili de Andrade e Philip de Sousa Escudero desenvolveram um website denominado “Comp for All”, que em português significa “Computação para Todos”, e que conta com cursos de conceitos básicos a avançados de programação, destinados ao público geral interessado em iniciar os estudos de programação. O recurso educacional está disponível para acesso através do link: https://theanswer16.github.io/CompForAll/.
Aprendendo++: Uma maneira simples de aprender os conceitos básicos de programação.
Com o objetivo de diminuir os obstáculos presentes no ensino voltado à área da computação, foi desenvolvido o recurso “Aprendendo++” pelos alunos Erik Bolonha Abdala, João Paulo Lucio Aparecido, Juan Gabriel Ozeas e Vinicius Henrique Lima. Trata-se de um portal web acessível a partir de qualquer navegador, pelo link: https://viniciush97.github.io/AprendendoREA/. O portal disponibiliza aos usuários os conceitos básicos de lógica de programação e algoritmos de maneira simples e dinâmica, de tal forma que qualquer público consiga aprender o que é lógica, algoritmo, variáveis, identificadores, além de como construir um programa utilizando uma linguagem de programação (C++). O conteúdo consiste em um breve vídeo e conjunto de slides explicativos, com a disponibilização de exercícios para o desenvolvimento, de forma prática, do conhecimento obtido. E para melhor aproveitamento do recurso, espera-se que o usuário conheça os conceitos de matemática básica.
Lalunix++: Introdução à Lógica de Programação.
No dia a dia utilizamos linguagens naturais para comunicação, assim como o Inglês, Português e outras. Todas elas possuem regras gramaticais, a fim de estruturar de forma correta uma frase, para que possa ser compreendida claramente. O mesmo ocorre na área de computação, onde existem linguagens artificiais, criadas pelo homem, para interagir com as máquinas. Tais linguagens são conhecidas como Linguagens de Programação, as quais também possuem regras a serem seguidas. Com o propósito de simplificar a introdução à linguagem de programação, foi elaborado um podcast pelos estudantes Elias Daniel Dias, Lara Ellen Avelino, Lucas Costa Silva e Rafael Baldao Dipe. Um podcast é um arquivo de áudio digital disponibilizado na internet, podendo abordar diversos assuntos, com o propósito de transmitir informações. Sendo assim, o Podcast Lalunix++ foi desenvolvido contendo três episódios, com média de cinco minutos cada, sendo eles: Introdução à Lógica de Programação, Algoritmo e Programação.
O recurso está disponível nas plataformas de streaming Anchor e Spotify.
Archor: https://anchor.fm/lalunix.
Spotify: https://open.spotify.com/show/32ZPwXVMwqD0hbwmaYHYwG.
Texto: Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e os estudantes do 2º Período do Curso de Ciência da Computação.
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