NAPNE explica
Você sabia que o Dia Internacional da Síndrome de Down é 21/3? Essa data faz referência aos 3 cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética.
A cada ano é discutido uma temática na campanha para o Dia Internacional da Síndrome de Down, o tema deste ano é “Conosco, não por nós”. Esse tema foi escolhido porque a pessoa com síndrome de Down geralmente têm um apoio insuficiente ou controlador. Frequentemente, seus apoiadores fazem coisas para elas, não com elas. Desse modo, em 2023 a campanha traz a reflexão sobre a participação plena da pessoa sobre todas as decisões da sua vida.
O estímulo é essencial para o desenvolvimento pleno da pessoa com Síndrome Down. Quando o diagnóstico é precoce e a pessoa recebe o tratamento adequado, consequentemente tem qualidade de vida e consegue desempenhar diversas funções na sociedade. Veja alguns exemplos:
Fernanda Honorato
Começou seu trabalho em frente as telas trabalhando como atriz em alguns filmes. Posteriormente, tornou-se a primeira repórter Down do Brasil.
Débora Seabra de Moura
Natural da cidade de Natal – RN, Débora é a primeira pessoa da América Latina com Síndrome de Down a se tornar professora. Escreveu um livro de fábulas infantis que trabalha o tema inclusão. Débora foi representada nos quadrinhos da Turma da Mônica de Maurício de Souza, na edição “Donas da Rua’.
Gostou das informações?
Buscar conhecimento é uma forma de colaborar com a inclusão.
"Nada é mais deficiente que o preconceito e nada é mais eficiente que o amor". Val Marques
Autores do texto: Ieda Mayumi Sabino Kawashita e Mirella de Fátima silva Ramalho.
Redes Sociais