Dia Mundial do Livro: Que tal conhecer as bibliotecas do nosso campus?
O dia 23 de abril é considerado o Dia Mundial do Livro, e foi uma data escolhida pela UNESCO para celebrar leitura, homenagear os envolvidos com a produção literária, os leitores e, claro, os autores dessas obras.
A data tem origem na história da literatura mundial, pois foi em 23 de abril que faleceram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.
O livro, objeto de grande valor cultural e histórico, surgiu da necessidade dos povos de “guardar” o conhecimento e passá-los de geração em geração. Na Idade Média, os livros eram considerados objetos de imenso valor e acessíveis somente para uma pequena parte da população.
São instrumentos fundamentais no desenvolvimento intelectual ou espiritual das pessoas, pois é por meio de suas páginas que se conhece diferentes culturas.
A Biblioteca Central do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e a Biblioteca Setorial do curso de Educação Física (Cecaes), exercendo uma de suas funções de forma dinâmica e criativa, oferecem às comunidades interna e externa atividades no incentivo à leitura, tais como: Clube do livro, Baú Literário, lançamento de livros dos autores/professores do campus, exposição de livros científicos e de literatura, encontros científico-culturais em que professores e alunos apresentam suas produções científicas, apresentações musicais, teatrais, divulgação de eventos, datas comemorativas e várias dicas de leituras na página da biblioteca no Facebook, promove várias atividades na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca bem como oficinas com temas específicos.
De acordo com Ana Luiza de Paiva Pinto, aluna do curso de Licenciatura em Educação Física, “a biblioteca, lugar que amplia o meu olhar sobre o mundo, é positivo em relação a todos os requisitos; ao atendimento, ao espaço amplo, organizado e aconchegante e aos recursos que ele disponibiliza [...] A biblioteca é, do meu ponto de vista, o lugar de paz da instituição, regrada, tranquila e com puffs para descanso. Além disso, o ambiente me motiva diariamente, por meio das frases expostas, a buscar não só por um futuro melhor, falando profissionalmente, mas também, por um mundo melhor como um todo, por uma sociedade justa, inclusiva e crítica!”
Ações de incentivo à leitura na biblioteca são de extrema importância, pois, estimula o raciocínio, proporciona conhecimento amplo e diversificado, desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação e o senso crítico.
Fotos: Clarissa Benassi G. da Costa
Redes Sociais