Campus Muzambinho recebe candidatos para prova presencial do Processo Seletivo 02/2023
Na manhã deste domingo, 04 de junho, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recepcionou candidatos de toda a região para a realização da prova presencial de seu Processo Seletivo. O evento, que ocorreu simultaneamente nos Campi do IFSULDEMINAS, oferta vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura que terá início no segundo semestre de 2023. Já para os Cursos Subsequentes, a forma de seleção será por análise de histórico escolar e sorteio. No total, nas duas modalidades de ensino, o Campus Muzambinho contou com 590 inscrições.
O Campus Muzambinho disponibiliza 40 vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, 10% destinadas aos candidatos que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), valendo as edições de 2015 a 2021, sendo 08 vagas destinadas ao ingresso por meio do SISU - Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As vagas via SISU serão preenchidas por meio de edital próprio, que será publicado, no site do IFSULDEMINAS, após a abertura do processo seletivo via SISU pelo INEP.
Na modalidade de Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, o Campus Muzambinho oferta para ingresso via análise de histórico escolar, no 2º semestre de 2023, 160 vagas em quatro cursos: Administração, Agropecuária, Contabilidade e Segurança do Trabalho. Em 2023, o Campus Muzambinho em uma parceria inédita com a UFLA, o IFSULDEMINAS e a Prefeitura de Lavras, ofertará 30 vagas para o Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. O curso presencial será ministrado na Universidade Federal de Lavras e o ingresso será via sorteio.
Professor Hugo Baldan Junior, Diretor de Ensino do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, participou das atividades ligadas ao Processo Seletivo. No início desta manhã, o Diretor recepcionou a equipe de trabalho e agradeceu a participação dos envolvidos na organização do Processo Seletivo.
O Diretor de Ensino informou que o Processo Seletivo 02/2023 do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho para ingresso no Superior de Tecnologia em Cafeicultura foi um sucesso. A presença dos candidatos ficou acima de 70%. "Avalio como boa a presença dos candidatos para a realização da prova. No Campus, além da prova para o Superior de Tecnologia em Cafeicultura, estão sendo ofertadas vagas para os cursos subsequentes de Agropecuária, Contabilidade, Administração e Segurança do Trabalho. O ingresso para esses cursos é por análise de histórico e sorteio. No total são 230 vagas sendo ofertadas entre Curso Superior e Técnicos Subsequentes."
Estrutura do Vestibular
O acesso ao IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho teve início às 7h30min, com a abertura dos portões, e os candidatos contaram com o auxílio de agentes para orientá-los no deslocamento dentro do Campus. As salas foram organizadas em ordem alfabética e distribuídas no Prédio Pedagógico da Cafeicultura, localizado na Sede do Campus Muzambinho.
Embora não tenha recebido quaisquer ocorrências, o setor de Enfermagem esteve a postos durante todo o período de realização da prova, contando com o Ambulatório do Campus.
Expectativa dos Candidatos e Familiares
Leonardo Jundurian Felipe da Silva, da cidade de Guaxupé, contou que seu interesse em estudar no Curso Superior em Tecnologia em Cafeicultura do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho existe desde 2007, quando saiu do Ensino Médio. No entanto, por insistência da família acabou cursando Direito, mas como surgiu a oportunidade de prestar o Processo Seletivo, para ingresso no segundo semestre de 2023, resolveu arriscar-se e fazer Cafeicultura mesmo depois de tantos anos. Leonardo comentou que conhece o Instituto Federal há muitos anos e tem referências positivas sobre o curso, pois tem um amigo que está prestes a se formar o e que o mesmo recomendou que ele fizesse Cafeicultura. O candidato concluiu dizendo que revisou o conteúdo que cairá na prova e espera ser aprovado.
Beatriz Isabel de Jesus Pompilho, da cidade de Ribeirão Preto - São Paulo, contou que soube do Processo Seletivo do Campus Muzambinho por intermédio de amigos que cursam Educação Física na Instituição. Ela comentou que o ensino do IFSULDEMINAS é muito bom e ficou satisfeita em saber que o Curso é Nota 05 na avaliação do MEC.
Clara Nascimento Silva, da cidade de Muzambinho, é egressa do Campus Muzambinho, a jovem formou-se no Curso Técnico Subsequente em Contabilidade. Ela explicou que atua na área administrativa em uma empresa voltada para o ramo agrícola e que acabou se interessando pela cafeicultura. Clara comentou que estudou bastante para ser aprovada no Processo Seletivo e espera voltar a estudar no Campus.
O egresso do Curso Técnico em Agropecuária, Dênis Tadeu de Miranda, reside na cidade de Nova Resende, veio realizar a prova e suas expectativas são de que seja aprovado. Dênis comentou sobre a importância de buscar novos conhecimentos para lidar com o Agro, ele é cafeicultor e aplica as técnicas aprendidas no Campus em suas lavouras. De acordo com ele, aprendeu muito durante o ensino técnico e pretende ampliar ainda mais o seu conhecimento.
Adriana Monteiro Terra é mãe de uma das candidatas e veio trazer sua filha para realizar a prova, sua família reside na cidade de Alterosa. Adriana relatou que sua filha, Ana Flávia, já faz o Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente, na modalidade de Educação a Distância e por seu contato com a Instituição soube sobre o vestibular e veio participar. De acordo com ela, as referências sobre o Campus Muzambinho são positivas no que diz respeito ao ensino, professores comprometidos e, inclusive, destacou o fato dos Cursos ofertados pelo Campus serem gratuitos.
A mãe da candidata disse que vê os estudantes do Campus postando nas redes sociais os conteúdos teóricos e práticos aprendidos aqui e isso é um ponto motivador para que traga seus filhos para estudar no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Ao ser indagada sobre as suas expectativas sobre a aprovação de seu filha, Adriana disse que espera que Ana Flávia interaja dentro do curso e que traga além da realização profissional, a realização pessoal também.
Organização
O Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan Junior, responsável pelo SAICE Setor de Acompanhamento de Ingressos, Carreiras e Egressos, apontou que todo o processo ocorreu dentro do planejado, sendo determinante o comprometimento da equipe para que o evento acontecesse com tranquilidade e sem maiores ocorrências.
A prova
A prova do Curso Superior contou com 50 questões de múltipla escolha, sendo divididas entre diversas áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia, História e Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês, conforme escolha do próprio candidato). A prova também contou com uma redação. Os conhecimentos exigidos em todas as disciplinas foram de acordo com conteúdos do Ensino Médio, em consonância com o definido na Base Nacional Comum Curricular - BNCC.
Gabarito e Resultados
O gabarito preliminar será divulgado a partir das 14 horas desta segunda-feira (05/06) e o final, no dia 16 de junho, também a partir das 14 horas. Os resultados oficiais poderão ser conferidos no site, conforme o cronograma oficial, no endereço: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/vestibular-proen
TEXTO E FOTOS: Assessoria de Comunicação - COPESE
Redes Sociais