Em sessão histórica, Câmara Municipal homenageia o Campus Muzambinho
Pela primeira vez na história da Câmara Municipal de Muzambinho, os membros daquele órgão deixaram as dependências da Casa Legislativa para, em reunião extraordinária, realizar uma sessão no auditório do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A sessão foi realizada em homenagem aos 70 anos de fundação do Campus Muzambinho, e contou com música ao vivo, homenagens a servidores da Instituição e compartilhamento de histórias e experiências.
A reunião foi aberta pelo Dr. Roosevelt Pereira de Paula, que saudou a todos e comentou a importância do momento, histórico em sua essência. Poucos instantes depois, recebeu a companhia dos demais membros da mesa diretora, os vereadores Gilmar Martins Labanca; Marco Antônio Ferreira; Israel Ramos Orlando; Carlos Salomão; Jaqueline Krauss; Mário Alves da Rocha; Afrânio Donizetti Damázio e Sandra Marques.
Também tomaram parte na mesa diretora - além de compor a Comissão de Honrarias - os senhores Carlos Donizetti Miranda; Lúcia Aparecida Bernardes da Cruz, bem como os já mencionados Marco Antônio e Israel.
Além deles, a mesa diretora contou com a presença do anfitrião desta casa, o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Professor Renato Aparecido de Souza, e o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o sr. Carlos Rodrigues Reinato.
Também foi registrada a presença de vereadores e autoridades de cidades vizinhas, autoridades religiosas e representantes de diversas estâncias políticas.
Após a composição da mesa, os presentes puderam conferir a execução do Hino Nacional Brasileiro, apresentado pela Banda musical Santa Cecília, sob regência do maestro Everaldo Cruz.
Em seguida, dedicou-se um bloco especial em homenagem àquelas lideranças históricas que viabilizaram a construção da escola Agrotécnica no município de Muzambinho.
Como não poderia deixar de ser, o momento contou com um rico relatado acerca da participação dos vereadores e personalidades políticas que participaram daquele momento de nossa história.
Na sequência, o Dr. Roosevelt entregou ao Professor Renato Aparecido de Souza, em nome da Câmara municipal, uma cópia da nota promissória emitida pelo Banco Nacional. O item vem para compor o acervo do Centro de Memórias do Campus Muzambinho.
Destacou-se também a participação popular na construção da Escola Agrotécnica, pois conta-se que os Muzambinhenses tiveram seus impostos aumentados para que se conseguisse quitar o empréstimo tomado para a construção desta Escola. Por este motivo, reforçou-se que esta é uma casa pública, do povo e para o povo.
Os relatos e causos culminaram na visita do Presidente Getúlio Vargas à cidade de Muzambinho, quando da inauguração da Escola Agrotécnica deste município.
Partiu-se então para o segundo momento da solenidade, quando foram homenageados diversos docentes, servidores e colaboradores que tenham se destacado por sua contribuição junto à instituição e a comunidade de Muzambinho.
Gilmar Martins Labanca, em nome da comissão de honrarias, deu início ao bloco de homenagens procedendo à leitura do decreto de número oito (8), de 14 de novembro de 2023, aprovado por todos os vereadores, e que fundamentou a realização da solenidade. Cada uma dessas personalidades homenageadas teve um pouco de sua história contada aos presentes, e na sequência foram convidados ao palco para receberem das mãos dos vereadores as homenagens que lhes cabiam.
A primeira homenagem da noite foi destinada ao ex-Diretor José Rossi (in memorian), e foi entregue ao seu filho, o senhor Alisson Bueno Rossi. Com orgulho e lágrimas nos olhos, ele usou a palavra para comentar que o maior legado do pai foi o de ensinar princípios, a ética e a formação de homens de bem.
O próximo homenageado foi o ex-Diretor, o Sr. Ivan Antônio de Freitas, reconhecido por sua atuação paternalista e incisiva, bem como suas contribuições para o desenvolvimento e dedicação ao esporte.
Além de parabenizar a iniciativa de homenagem ao Ex-Diretor José Rossi (in memorian), Ivan comentou com os presentes que tem ciência de suas próprias contribuições enquanto Diretor nesta casa, mas que foi ainda mais afortunado por tudo que a educação lhe proporcionou em troca.
O professor Rômulo Eduardo Bernardes foi o próximo homenageado, e a honraria foi entregue ao seu irmão, que o representou na ocasião. O porta-voz comentou que Rômulo solicitou um agradecimento especial aos funcionários que, ao longo dos anos, o acompanharam em sua trajetória.
Luiz Carlos Machado Rodrigues, o homenageado seguinte, agradeceu primeiramente a Deus pela oportunidade de chegar a Muzambinho, para onde trouxe sua família, cuja importância fez questão de enaltecer.
Comentou que Muzambinho é sua casa, que aprendeu a gostar deste lugar, e daqui não pretende mais sair. Na sequência, ao recordar os 31 anos de sua trajetória nesta Escola, lembrou de acontecimentos marcantes e algumas de suas motivações mais singulares para a condução e progresso deste Campus; Finalizou sua fala agradecendo a todos pelo reconhecimento e comentou que foi com muito amor e dedicação que desempenhou seu papel como servidor.
Os diretores da atual gestão foram os próximos homenageados da noite, e as honrarias começaram com o Diretor de Ensino, Professor Hugo Baldan Junior. O docente agradeceu a todos os presentes, mas que o trabalho é feito coletivamente, e é preciso reconhecer o empenho de todos os colegas e servidores desta casa, aos quais estendeu as congratulações.
Zélia Dias de Souza, Diretora de Administração e Planejamento, foi a segunda homenageada da atual gestão, e durante sua fala declarou sua gratidão a Deus pela oportunidade de fazer parte dos 70 anos desta Instituição, além da alegria em ser reconhecida pelo trabalho desempenhado.
Renato Aparecido de Souza, Diretor-Geral da atual gestão, foi o terceiro homenageado do bloco, que com entusiasmo relembrou o trabalho do Sr. Lycurgo Leite Filho, bem como outras forças políticas que atuaram em prol da instalação da escola Agrotécnica na cidade de Muzambinho. Após detalhado relato acerca de nossa fundação, o professor parabenizou a todos, discentes, servidores, colaboradores e, finalmente, ao próprio Instituto Federal. Antes de deixar o palco, entregou uma homenagem ao Dr. Roosevelt, representante da Câmara Municipal de Muzambinho.
Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Administração e Planejamento, após receber sua homenagem, manifestou seu agradecimento aos companheiros de gestão, demonstrando seu orgulho pelo legado construído coletivamente, e em especial à sua família, em especial à sua filha, que descreveu como a sua maior inspiração.
As homenagens seguiram com honrarias ao senhor Armando dos Santos Quirino e o servidor aposentado Carlos Esaú dos Santos.
Carlos, por sua vez, aproveitou o momento para falar sobre a vida, bem que categorizou como uma dádiva de Deus, a quem agradeceu pela existência, pelo sustento, pela família e pela oportunidade do trabalho. Por fim, agradeceu a todos os que, de uma forma ou outra, colaboraram com a construção e condução desta casa, reforçando que apenas o trabalho coletivo poderia nos ter conduzido até aqui.
Em seu momento de fala, o homenageado Carlos Guida Anderson - conhecido como Didinho, agradeceu a Deus, à família, incluindo seus pais, esposa e filha, e também ao ex-companheiro de gestão, professor Luiz Carlos Machado Rodrigues, relembrando alguns dos ensinamentos de que se apropriou ao longo da parceria que mantiveram. Segundo Didinho, o homem deve ser ansioso e proativo no sentido de fazer sempre melhor a vida do próximo.
Uma breve pausa na programação foi realizada neste momento, e a banda Santa Cecília retornou ao palco para executar uma versão instrumental da música “How Deep Is Your Love”, dos BeeGees.
As homenagens foram retomadas com honraria destinada ao Professor Evane da Silva, que afirmou que esta instituição permitiu a inúmeras gerações a oportunidade de transformar sonhos em realidade; Reforçou ainda a importância do trabalho em equipe, que viabilizou tantas conquistas e, por fim, desejou que esta instituição possa completar outros 70 anos, sempre impactando positivamente os nossos estudantes e nossa comunidade.
O servidor Generci Dias Lopes subiu ao palco na sequência, e após o recebimento de sua honraria, lembrou colegas, alunos e também aos servidores técnico-administrativos. Em especial, agradeceu à Helena, Gustavo e Guilherme, sua família, que fez questão de apresentar aos presentes. Finalizou sua fala ressaltando a importância dos trabalhos de inclusão e integração social, e destacou o trabalho que o IFSULDEMINAS tem realizado neste sentido.
Gentil Luís Miguel Filho recebeu sua honraria logo após Generci. De acordo com ele, sua missão pessoal é em prol daquilo que pode dar certo, e que é uma honra ser reconhecido por isto. Na sequência, agradeceu a Deus por todas as conquistas, e seguiu sua fala relembrando o saudoso Diretor José Rossi, que conduziu esta instituição em uma época cujos desafios ajudaram a estabelecer o caráter de muitos.
O servidor José Eduardo Guida, o Dado, foi o técnico homenageado na sequência, e a exemplo de muitos de seus colegas agradeceu a Deus em primeiro lugar, aos companheiros de trabalho, à Assessoria de Comunicação do Campus Muzambinho, à Câmara Municipal e à também à vereadora responsável por sua indicação.
O próximo a receber honraria foi o Marcelo Simão da Rosa, docente que atualmente coordena os Cursos Técnicos em Agropecuária desta instituição. Ele também recordou o ex-Diretor José Rossi, com quem aprendeu a amar esta instituição. Agradeceu ainda ao Professor Ivan, com quem aprendeu a valorizar o patrimônio e a nobre função de servir ao povo brasileiro. Lembrou ainda a Professora Conceição Rimoli, o professor Elson Augusto Queiroz, o Barba, e ao Professor Renato Aparecido de Souza por seu comprometimento para com a Fazenda Escola. Saudou os estudantes e, por fim, agradeceu a Deus pelas conquistas e oportunidades.
Oswaldo Cândido Martins foi o penúltimo a receber sua honraria, e agradeceu a Deus pelo dom da vida, pelo privilégio em ter trabalhado nesta instituição e pela família, que sempre esteve presente mesmo nos momentos mais difíceis. Prosseguiu destacando o exemplo dos mestres que influenciaram sua trajetória profissional, destacando-os por seus valorosos ensinamentos.
O último homenageado da noite foi o servidor Roberto Cássio da Silva, servidor técnico administrativo que ingressou nesta instituição em meados dos anos oitenta, e que ganhou notoriedade por suas contribuições junto ao setor de infraestrutura e serviços, o qual integra até os dias de hoje.
Ao fim da noite, o vereador Gilmar Martins Labanca realizou um breve pronunciamento, no qual enfatizou a importância social do Campus Muzambinho, instituição que enalteceu pelo fomento ao diálogo crítico e reflexivo.
Ressaltou ainda as ações de extensão, sempre regadas a valores, respeitos, ética, e sempre ampliando os valores de exercício da cidadania. Comentou que os 18 homenageados não estiveram sozinhos em sua jornada, e que muitos outros trabalharam e trabalham para a construção do legado do Campus Muzambinho. “São servidores que transformaram esta instituição naquilo que é hoje: Um grande orgulho para nossa gente” - Concluiu Gilmar.
Na sequência, a Câmara Municipal entregou ao Campus a placa comemorativa em que foram gravados os nomes dos homenageados da noite. O item, entregue ao Diretor Renato Aparecido de Souza, vem para compor o acervo museológico do Campus Muzambinho.
As autoridades religiosas presentes, Padre João Batista e o Pastor Nilson foram também convidados para subir ao palco e, em conjunto, realizar a oração final e pedir bençãos sobre os presentes e sobre a instituição.
O encerramento desta sessão histórica foi conduzido pelo Dr. Roosevelt, e a banda Santa Cecília subiu ao palco uma última vez, quando executou a canção “Parabéns pra você” em versão instrumental.
Com a palavra, o Diretor-Geral:
“Agradecemos a todo o poder legislativo que nos concedeu tamanha honraria. Registramos mais um marco histórico de nossa Instituição quando recebemos pela primeira vez uma reunião dos nobres vereadores em nossas dependências. Parabéns aos servidores indicados! Que possamos sempre reviver as memórias das lindas histórias de vida que desprendemos no querido Campus Muzambinho” - finalizou Renato Aparecido de Souza.
Texto e fotos: ASCOM do Campus Muzambinho.
Redes Sociais