Confira os detalhes da participação do Campus Muzambinho no 2º FELIM
O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho marcou presença no 2º Festival Literário da cidade o FELIM.
De 12 a 16 de agosto, o festival recebeu livrarias, editoras, palestrantes, contadores de histórias, artistas e lotou suas apresentações com estudantes de toda a região.
O Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, e o Diretor de Ensino, Hugo Baldan Junior, estiveram na solenidade de abertura. Renato aproveitou a ocasião para destacar a importância de eventos como o festival e ressaltou que o Campus Muzambinho sempre apoiará iniciativas como essa, que tanto incentivam a educação, a ciência e a tecnologia. Ele ainda convidou a todos para o pré-lançamento do livro "De Escola Agrotécnica a Campus Muzambinho: 70 anos transformando vidas pela educação" que foi realizado na quarta-feira no festival.
De Escola Agrotécnica a Campus Muzambinho
O livro do Campus Muzambinho conta a história dos 70 anos do Campus, desde sua inauguração em 22 de novembro de 1953, nomeada como Escola Agrotécnica de Muzambinho, suas diversas transições, até os dias atuais nos quais passou a chamado de IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
A apresentação do livro foi realizada em um debate mediado pela docente do Campus Muzambinho, Cidinha Mendes, com a participação dos organizadores da obra: Renato Aparecido de Souza, Lucienne da Silva Granato, Karina Maria Silva de Carvalho, Cláudio Vieira da Silva e Vânia Cristina da Silva.
De acordo com Renato, apesar da data oficial de inauguração ser 1953, muitos esforços foram realizados antes disso. Assim, constam no livro histórias de servidores e também de apoiadores da cidade e da região que tornaram essa iniciativa possível. Renato também destacou estão no livro os nomes dos cerca de 23 mil estudantes que passaram pela instituição e através desse número impactante nós podemos entender como é importante o trabalho do Campus diante das grandes demandas educacionais do país.
Já Lucienne, citou como o processo de escrita do livro foi surpreendente e desafiador. Para ela, a análise de conteúdos históricos foi uma experiência enriquecedora e a busca por documentos e fatos interessantes foi muito satisfatória.
Como comunicadora, coube à Karina a execucação de diversas entrevistas que compõe o livro. Segundo a jornalista, o que ela mais ama fazer é contar histórias e durante a criação do livro eles narraram" histórias de pessoas que até hoje tem um amor tão grande pela instituição que acabam provocando que outras pessoas se apaixonem pelo Instituto Federal".
A Coordenadora de Registros Acadêmicos, Vânia Cristina Silva, ainda destacou o apoio que todos os setores institucionais deram à criação do livro e as dificuldades encontradas na curadoria das informações.
O lançamento oficial do livro ainda será realizado e a data e horário serão divulgados no site oficial da instituição.
Festival Literário
O FELIM conta com diversas palestras, debates sobre os mais variados gêneros literários, lançamentos de livros, oficinas criativas, contação de histórias, exposições e apresentações artísticas. De acordo com o site do evento, trata-se de uma "celebração da arte literária, onde as histórias ganham vida, as vozes encontram eco e as ideias se entrelaçam em um emaranhado de conhecimento e criatividade".
Assim, visando contribuir com todos aspectos que envolvem o evento, o Campus Muzambinho ofertou uma série de iniciativas como a oferta de cafés da Cafeteria - Escola organizada pelo GECAF; atividades da Brinquedoteca do Campus com jogos inclusivos organizados pelo NAPNE e contação de histórias; apresentação de dança inclusiva do Grupo Adapta; oficinas de músicas indígenas e Projeto Clube do Livro do NEABI; aula de Jiu Jitsu dos professores Ricardo Avelino e Fábio Cardoso; exposição de ítens do Museu de Anatomia Veterinária; roda de conversa com o docente historiador Tarcísio de Souza Gaspar; apresentação sobre a " Irmandade Negra de Nossa Senhora do Rosário de Cabo Verde; intervenções da curso de enfermagem com o Espaço Saúde e do projeto Poesia em Tirinhas; Lançamento do livro "A cada página..." da docente Vivian Ruela; Curso de Robótica; e também a roda de conversa com o docente Paulo César dos Santos e o Estudante Caio Eduardo Tomaz Ferreira do curso de Ciência da Computação.
Texto: Tatiana de Carvalho Duarte
Imagens: Tatiana de Carvalho Duarte e Karen Vaz
Confira aqui as fotos:
Redes Sociais