Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudantes de Medicina Veterinária colaboram em campanha de vacinação
Início do conteúdo da página

Estudantes de Medicina Veterinária colaboram em campanha de vacinação

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2024, 08h37 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2024, 08h38

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Muzambinho promoveu a Campanha de Vacinação Antirrábica do ano de 2024 entre os dias 05 e 14/08/2024, nos bairros da Zona Rural de Muzambinho, e nos dias 24 e 25/08/2024 na Zona Urbana do Município.

Foram vacinados contra a raiva os cães e os gatos sadios a partir de três meses de idade, lembrando que todos os cães e gatos devem ser vacinados anualmente.

A Campanha de Vacinação foi realizada sob a supervisão da Enfermeira Tatiana Teixeira Bianchi, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Muzambinho, Minas Gerais.

Imagem 2Os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º períodos do Curso de Medicina Veterinária, bem como os Médicos Veterinários do Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária do Campus Muzambinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais participaram como voluntários nas atividades da Campanha de Vacinação.

Para o Prof. Fabio Carvalho Dias, responsável pela área de Medicina Veterinária Preventiva do Curso de Medicina Veterinária do Campus Muzambinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, “a participação dos alunos nestas ações reflete na vivência da realidade externa às atividades acadêmicas, no reconhecimento e a na aplicação prática de conceitos epidemiológicos e de saúde animal e, principalmente, na atividade de extensão por eles praticada, levando à população não somente um serviço voluntariado, mas também reforçando a importância da realização da vacinação por meio da sua presença junto à equipe da Vigilância em Saúde Municipal”.

A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Municipal, Tatiana Teixeira Bianchi, ressalta que “a vacinação contra a raiva é de extrema importância para manter os animais protegidos contra a doença e evitar casos graves que podem levar à transmissão para o ser humano, inclusive à morte, sendo muito importante a participação dos estudantes nas atividades, pois trazem maior credibilidade ao trabalho levando mais conhecimentos à população e um grande apoio à equipe.”

A aluna do 3º período do Curso de Medicina Veterinária, Isadora de Oliveira Lima, relata "minha experiência na campanha de vacinação foi muito valiosa, ao participar pude aprender com detalhes sobre o processo de imunização contra raiva, aprendi a ter uma melhor postura frente aos tutores , como também a prática permitiu com que eu melhorasse minha coordenação motora, pois fui encarregada de manusear materiais e realizar práticas de forma precisa. Em suma, foi uma experiência gratificante e muito enriquecedora."

"Minha experiência foi muito enriquecedora, tive a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos e entregar um pouco de volta para a população da cidade", afirma Fernando Henrique Martins Longhi, aluno do 7º período do Curso de Medicina Veterinária.

A aluna do 9º período do Curso de Medicina Veterinária, Marina de Pádua Fadini, considera: "para mim, foi uma experiência nova e até um pouco desafiadora, devido à grande quantidade de animais que chegam. No final, fica a sensação de dever cumprido, pois estamos contribuindo para prevenir uma importante zoonose".

Texto e Fotos: Prof. Fábio Carvalho Dias

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página