IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho promove Evento Carbono Zero
IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho promove Evento Carbono Zero
O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou no dia 03 de outubro o evento Carbono Zero. Tal iniciativa é uma das ações do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas (CNMA) em parceria com a GSC Eventos Especiais.
O CNMA ocorre no espaço da URCA de 22 á 25 de Outubro, na cidade de Poços de Caldas, reunindo palestrantes, pesquisadores e profissionais de diferentes regiões do Brasil para discutir questões ambientais e seus impactos sobre a sociedade e sobre o planeta. Possui uma programação com eixos temáticos de relevância ambiental com a temática “Extremos climáticos: Impactos atuais e riscos futuros”.
A organização do plantio ocorreu através do Grupo de Estudos de Compostagem Animal e Vegetal (GECAV), Curso Técnico em Agropecuária, Curso de Engenharia Agronômica, docentes, técnicos administrativos e colaboradores da Instituição.
A baixa umidade relativa do ar e as queimadas foram motivadores para celebrar os esforços em busca do alcance da Agenda 2030, pois através de momentos de educação ambiental e fortalecimento do compromisso com as futuras gerações, a escola é o cenário da construção diária da cidadania e da sustentabilidade.
O plantio de mudas de espécies frutíferas representa a oportunidade da valorização de importantes serviços ambientais prestados pelas árvores, como frutos, sombra, conservação do solo e água, aclimatação ambiental, poluição sonora, entre outros.
O local escolhido para a ação foi o Setor de Bovinocultura de Leite (Z3), e contou com aproximadamente 100 participantes (comunidade escolar e parceiros).
O Presidente do Congresso, professor Claudiomir Silva Santos destacou: “ O CNMA tem como objetivo discutir as questões ambientais como forma de estabelecer estratégias de implementação prática de ações em prol do meio ambiente e da conscientização social sobre a importância de um ecossistema integrado. E quando pensamos no IFSULDEMINAS, temos como compromisso ético a formação cidadã e ambiental de nossos alunos e futuros profissionais”.
No início do plantio, o coordenador do Curso do Curso Técnico em Agropecuária, Professor Marcelo Simão da Rosa destacou: “Temos esse espaço como um local onde trabalhamos, onde passamos felizes momentos como alunos e como experiências profissionais. Muito me alegra saber que os alunos poderão usufruir da sombra e dos frutos dessas mudas que se tornarão árvores em um futuro próximo”.
O artigo 225 da Constituição Federal de 1988, estabelece o compromisso da coletividade com o meio ambiente e a inclusão de todos. Assim como em outros projetos, a APAE de Cabo Verde, esteve presente com seus alunos e celebrou o êxito das ações.
“A educação e a ação permanente de pesquisadores, docentes e uma sociedade engajada é o que nos move para a preservação o planeta e da própria vida. E isso exige nós a união de esforços: na academia, na escola, na sociedade, e na inclusão” afirmou Gisele Côrrea Selmar, Coordenadora da GSC Eventos Especiais.
A escola promove profundas transformações em nós, e sendo um espaço crítico e de discussões sobre o futuro que desejamos, é sem sobra de dúvidas a semente do futuro que esperamos com árvores, sustentabilidade e vida para todos.
Fonte: Fabrício Santos Ritá MTE22.440/MG
Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho
Redes Sociais