Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aula inaugural do curso Profissional em parceria com a Marinha do Brasil.
Início do conteúdo da página

Aula inaugural do curso Profissional em parceria com a Marinha do Brasil.

Publicado: Segunda, 28 de Outubro de 2024, 14h11 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2024, 16h59

WhatsApp Image 2024 10 28 at 15.26.00 1Nesta quinta, 24 de outubro, realizamos a aula inaugural do Curso Profissional POP1, iniciativa idealizada em parceria com a Marinha do Brasil.

Estiveram presentes na solenidade as seguintes autoridades:  a Diretora de extensão, Michelle da Silva Marques, que representou o Reitor do IFSULDEMINAS, Cléber Ávila Barbosa e a Pró-reitora de Extensão do IFSULDEMINAS, Daniela Ferreira Cardoso; o Diretor de Ensino , Hugo Baldan Júnior, representado o Diretor Geral do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza; a Diretora da Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira, Darlene Figueiredo; o Secretário de Agricultura de Alfenas, Décio Paulino da Costa; o Delegado Fluvial de Furnas, Capitão de Corveta e Tenente Reserva da Marinha, Pablo Salgado de Jesus; o Coordenador da Pesca e Piscicultura, Rafael Alves de Barros; e o Articulador, Conselheiro e Diretor de Administração da Liga da Reserva Naval do Brasil, Professor Antônio Carlos Mendonça Nunes.

A atividade pesqueira, em expansão, contribui significativamente para o desenvolvimento socioeconômico, gerando empregos, renda e fornecendo alimentos. No entanto, é crucial que essa atividade seja realizada de maneira consciente para preservar o meio ambiente. Assim, com objetivo de atender às necessidades da sociedade, cursos voltados para pescadores, especialmente para tripulantes de embarcações de pesca, são de suma importância. Esses cursos focam na operação das embarcações, garantindo que os pescadores estejam capacitados para atuar de forma segura e sustentável, contribuindo para a conservação do meio ambiente marinho e para o desenvolvimento do setor pesqueiro.

Em fevereiro, o IFSULDEMINAS e a Marinha do Brasil assinaram um acordo de cooperação técnica para a oferta de novos cursos de formação. Este acordo permite que os Campi Machado, Muzambinho e Passos ministrem Cursos de Formação para Aquaviários (pescador profissional e marinheiro fluvial).

Esses cursos, gratuitos e presenciais, têm duração de 90 a 218 horas/aula e visam capacitar 275 profissionais nos próximos cinco anos. Assim, este curso visa garantir que os pescadores estejam capacitados para operar embarcações de pesca de forma segura e sustentável, contribuindo para a conservação do meio ambiente marinho e para o desenvolvimento socioeconômico do setor pesqueiro.

A solenidade teve como Mestre de cerimônia a coordenadora geral de extensão: professora Juliana Cristina dos Santos.

O curso contará com o apoio dos Instrutores:

  • Gilcemar da silva Borges suboficial da marinha do brasil, na reserva, especialista em manobras e equipamentos de convés, e aquaviário , na categoria de piloto. Que irá ministrar as disciplinas: Atividade de Pesca, Condução e Operação de Embarcação e Pesca, Segurança em Operações de Embarcação de Pesca.
  • Diego Soares Becker, formado técnico segurança do trabalho pelo Senac rio grande do sul , aquaviário na categoria contramestre. Disciplinas que irá ministrar: Prevenção e Combate a Incêndio e Sistema de Propulsão a Motor Diesel.
  • Katia Mara Tavares, médica, formada pela Unifenas - Alfenas MG, atuando no SAD Alfenas MG. Disciplinas que irá ministrar - Conhecimentos Elementares de Primeiros Socorros e Técnicas de Sobrevivência Pessoal.

registrado em:
Fim do conteúdo da página