Estudantes apresentam trabalhos em Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras
Na última semana, estudantes ligados aos cursos de Bacharelado em Engenharia Agronômica e Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, todos vinculados ao Setor de Cafeicultura desta instituição, participaram do 48º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, realizado em Franca – SP. O evento correu entre 22 e 25 de outubro.
Durante a ação, os alunos foram acompanhados pelo Pesquisador Dr. Wander Eustáquio de Bastos Andrade, cuja colaboração é fruto parceria entre a PESAGRO-RIO e o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A incorporação do pesquisador ao Laboratório de Café visa reforçar o trabalho de pesquisa ali desenvolvido e alicerçado no grupo GECAF e Empresa SOMA Jr, sendo a participação no congresso um dos desdobramentos desta iniciativa.
Além do pesquisador Wander, os trabalhos contaram com a orientação dos professores Dr. José Marcos Angélico de Mendonça e Dr. Geraldo Gomes de Oliveira Júnior.
Dentre os trabalhos enviados, três foram selecionados para apresentação oral e todos os nove foram publicados nos anais do evento. Os trabalhos abordaram temas como fertilidade do solo, incidência de plantas daninhas, plantas de cobertura, doença e qualidade do café.
O 48º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras teve como objetivo reunir equipes de técnicos ligadas à pesquisa e à difusão de tecnologias, discutindo e divulgando inovações obtidas nos últimos anos para melhorias no setor cafeeiro, sendo organizado pela Fundação Procafé, Embrapa-Café, UFLA, UNIUBE e Secretaria de Agricultura de SP.
O pesquisador Wander destacou a importância da pesquisa no contexto educacional:
“A pesquisa é de fundamental importância em uma instituição de ensino, pois além de contribuir para a formação de futuros técnicos, também contribui para a continuidade da atividade agrícola por meio dos conhecimentos gerados e adaptados. O Laboratório de Café do Sul de Minas, Campus Muzambinho, enviou nove trabalhos para o quadragésimo oitava Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, com aprovação de três para apresentação oral em plenária”.
Wander comentou ainda como este tipo de ação contribui para a qualidade do curso Superior de Tecnologia em cafeicultura:
“Dos 35 cursos superiores do IFSULDEMINAS avaliados na edição 2024 do Guia da Faculdade, três receberam pontuação máxima (5 estrelas), sendo um deles o curso de Tecnologia em Cafeicultura, do Campus Muzambinho.
Essa avaliação é fruto de um trabalho constante, tanto por parte de professores e alunos, alicerçados no tripé ensino x extensão x pesquisa. Desses pilares, a pesquisa é muito importante, já que coloca o aluno no aprendizado prático da metodologia de pesquisa e, o mais importante, da redação técnico científica, de fundamental importância na formação profissional” – declarou o pesquisador.
Texto revisado e publicado: Cláudio Vieira da Silva (ASCOM)
Texto original: Wander Eustáquio de Bastos Andrade
Fotos: Cedidas pelo prof. Wander.
Redes Sociais