Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus participa da 3ª edição do Festival Literário Mineiro – FELIM
Início do conteúdo da página

Campus participa da 3ª edição do Festival Literário Mineiro – FELIM

Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2025, 15h14 | Última atualização em Sexta, 29 de Agosto de 2025, 15h15

WhatsApp Image 2025 08 21 at 19.56.100Entre os dias 11 e 16 de agosto de 2025, Muzambinho foi palco da 3ª edição do Festival Literário Mineiro (FELIM), evento que já se consolidou no calendário cultural da região e reuniu cerca de 8 mil visitantes ao longo da semana.

Pelo terceiro ano consecutivo, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho marcou presença com uma programação diversificada, no estande e no palco principal, reforçando o compromisso da instituição com a promoção da leitura, da arte, da ciência e da cultura.

O festival contou com uma ampla exposição de livros dos mais variados gêneros, da literatura infantil ao romance, passando por obras espirituais, acadêmicas e independentes. Além disso, reuniu autores, oficinas de escrita criativa, contação de histórias, lançamentos literários, rodas de conversa e apresentações culturais, como a participação emocionante do coral da APAE, que encantou o público.

Destaques do IF no FELIM

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participou com ações que deram visibilidade à produção cultural, acadêmica e extensionista:

  • Lançamento do livro “A Disforia da Poetisa” – da aluna Caroline Cruz, estudante do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, autora independente que reuniu em sua primeira obra poemas escritos desde a infância até a adolescência, com foco em saúde mental e no processo de amadurecimento.
  • Bate-papo e lançamento da HQ “HOPE” – do servidor Cláudio Vidassi, membro da Assessoria de Comunicação do Campus, publicitário, ilustrador e quadrinista independente, que já recebeu menção honrosa no concurso internacional Silent Manga Audition (Japão). A obra foi lançada oficialmente durante o FELIM.
  • Lançamento do livro “Bio Hacking – Da Biologia à Performance: Um Novo Paradigma” da professora Cidinha Mendes, que propõe reflexões sobre autodesenvolvimento, cura interior e protagonismo na própria história de vida.

Além dos lançamentos, a Cafeteria Escola, projeto de extensão conduzido por estudantes do curso superior em Cafeicultura e Engenharia Agronômica, sob orientação do professor José Marcos Angélico de Mendonça, esteve presente entre segunda e quarta-feira, oferecendo cafés e cappuccinos preparados especialmente para o público, em parceria com os organizadores do evento.

Programação no estande do campus no FELIM

Durante toda a semana, o estande do IFSULDEMINAS movimentou o público com atividades interativas e de divulgação científica e educacional, entre elas:

  • Espaço Maker: demonstrações práticas de inovação e tecnologia.
  • INCETEC – Incubadora de Empresas: apresentação do protótipo “Conheça o T.H.E.O”, desenvolvido por alunos do curso de Ciência da Computação. Esse projeto foi o vencedor da 3ª edição do Desafio Maker, realizado em maio de 2025 nas dependências do Campus Muzambinho. Atualmente, ele está registrado como empresa pré-incubada e trilha a jornada de empreendedorismo e modelagem de negócio.
  • SAICE – Setor de Acompanhamento de Ingresso, Carreiras e Egressos: orientações sobre como estudar no IF.
  • Exposição do Museu de Anatomia Veterinária, com peças e modelos utilizados no ensino da Medicina Veterinária.
  • NAPNE em Ação – Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, mostrando o suporte oferecido a estudantes com diferentes demandas e a valorização da inclusão no IF.
  • Centro de Divulgação e Popularização da Ciência (CDPC): apresentando kits pedagógicos e científicos disponíveis para empréstimo aos professores da rede pública por meio da Experimentoteca localizada na Unidade Central do Campus (Unidade José Januário de Magalhães).
  • Mostra de Ações Inclusivas, com participação do Grupo Adapta (grupo de estudos e projeto de extensão do curso de Educação Física) e outros convidados.

Conexão com os ODS

A participação no FELIM está diretamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial:

  • ODS 4 – Educação de Qualidade: promoção da leitura, da cultura e do acesso ao conhecimento.
  • ODS 10 – Redução das Desigualdades: incentivo à inclusão e valorização da diversidade por meio de ações do NAPNE e do Grupo Adapta.
  • ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação: fortalecimento de vínculos institucionais e comunitários para ampliar o impacto cultural e educacional.

IFSULDEMINAS e o incentivo à leitura e à cultura

A presença do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho no FELIM 2025 reforça o compromisso da instituição com a formação cidadã e cultural. Estima-se que cerca de 1 mil pessoas tenham interagido diretamente com o estande e atividades do campus ofertadas durante o festival, ampliando o alcance das ações extensionistas, valorizando a produção acadêmica e incentivando a democratização do acesso à literatura e à ciência como ferramentas de transformação social.

Texto: Coordenação Geral de Extensão e Diretoria de Desenvolvimento Educacional

Fotos: Acervo do Campus; Muzambinho.com; Acervo dos participantes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página