Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Brinquedoteca Virtual inicia escuta ativa com professores da rede pública.
Início do conteúdo da página

Brinquedoteca Virtual inicia escuta ativa com professores da rede pública.

Publicado: Segunda, 01 de Setembro de 2025, 16h41 | Última atualização em Segunda, 01 de Setembro de 2025, 17h08

Brinquedoteca Virtual inicia etapa de escuta ativa com professores da rede pública de Muzambinho

O projeto de extensão “Brinquedoteca Virtual como Instrumento Pedagógico de Formação Inicial e Continuada”, desenvolvido no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e aprovado no Edital 20/2025, realizou, no dia 28 de agosto, a primeira ação da etapa de divulgação e escuta ativa da comunidade escolar.  

WhatsApp Image 2025 08 28 at 20.32.56O encontro reuniu 26 professores da Educação Infantil da rede pública de Muzambinho, que conheceram o site da Brinquedoteca Virtual e participaram de uma conversa sobre os desafios da prática docente.

Nesse momento de escuta ativa, os educadores compartilharam suas experiências e principais dificuldades, cujas contribuições irão orientar a próxima fase do projeto: a expansão do acervo de recursos pedagógicos. As fotos deste encontro estão anexas ao final.

Idealizado e coordenado pela professora Cristiane Fortes Gris Baldan, o projeto conta com a colaboração da servidora da Prefeitura Municipal, Amanda Souza Moraes, e com a participação de quatro licenciandas do curso de Pedagogia EaD: Alessandra Aparecida de Souza Rezende, Carmelia Aparecida Gomes Pinto Peixoto, Francislene Garroni Trindade e Paula Prado Marcondes.

Juntas, elas atuam na pesquisa, produção e publicação de novos materiais no site.

A Brinquedoteca Virtual já disponibiliza gratuitamente mais de 230 atividades lúdico-pedagógicas, que podem ser acessadas em: https://brinquedoteca.muz.ifsuldeminas.edu.br/

Cada atividade publicada no site apresenta informações completas para apoiar o trabalho pedagógico dos professores, incluindo:

  • Nome e classificação do recurso (jogos, brinquedos, brincadeiras ou outros recursos pedagógicos);
  • Intencionalidade pedagógica (desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, afetivas e sociais);
  • Faixa etária sugerida (bebês, crianças bem pequenas, crianças maiores e idade escolar 1 e 2);
  • Recomendações em cantinhos temáticos (Arte, Beleza, Cultura, Leitura, Faz de conta, Jogos, Mercadinho Kids, entre outros);
  • Referências na BNCC (habilidades do Ensino Fundamental e objetivos de aprendizagem da Educação Infantil);
  • Regras, curiosidades e contexto histórico-cultural;
  • Vídeo tutorial Faça Você Mesmo (quando aplicável), ensinando como confeccionar o recurso de forma sustentável, com materiais recicláveis, e como utilizá-lo pedagogicamente.

De acordo com a coordenadora do projeto, “do ponto de vista da extensão universitária, o projeto reafirma o compromisso social da instituição pública com a promoção de uma educação de qualidade e com a redução das desigualdades de acesso ao conhecimento. Ao oferecer um espaço virtual gratuito e acessível, promove o diálogo entre saberes acadêmicos e populares, fortalece vínculos com as comunidades escolares e contribui para a construção coletiva de práticas pedagógicas mais justas, inclusivas e inovadoras”.

A escuta ativa terá continuidade nos encontros com professores do Ensino Fundamental, já agendados para:

  • 11 de setembro – com a participação de 53 professores;
  • 18 de setembro – com a presença de 50 professores.

Com essas ações, o projeto reafirma sua missão extensionista: consolidar a Brinquedoteca Virtual como um espaço colaborativo, inclusivo e em constante expansão, fortalecendo os vínculos entre o IFSULDEMINAS e a comunidade escolar da região.

Texto e Fotos: Cristiane Fortes Gris Baldan.

registrado em:
Fim do conteúdo da página