Projeto do IFSULDEMINAS é finalista do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques com inovação em Educação Física escolar
Iniciativa do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, organizada por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores de Educação Física - GEPROFEF, foi selecionada entre os dez finalistas da 15ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, promovido pela Fundação Carlos Chagas.
A iniciativa, intitulada “Educação Física escolar e linguagens: formação docente em rede, práticas colaborativas e mediação semiótica”, tem como coordenador o docente do curso de Licenciatura em Educação Física, Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão e representa um marco para a formação docente no compromisso institucional com a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
De acordo com Coordenador Arnaldo, "A iniciativa teve como objetivo qualificar a formação docente na área de Linguagens, articulando formação inicial e continuada, com ciclos de ação, reflexão e ação, inspirados na semiótica e na pesquisa ação pedagógica. O trabalho constitui uma matriz didático pedagógica com base na semiótica, que visou a orientar o planejamento, a intervenção e a análise das aulas, fortalecendo a identidade docente e a relação entre universidade e escola".
A atuação coletiva teve a colaboração de especialistas como Mauro Betti, Marcos Roberto So, Gilson Santos Rodrigues e Rogério de Melo Grillo, nomes de referência na área.
Integraram a iniciativa seis secretarias municipais de Educação parceiras, 18 professores da rede, 30 licenciandos (entre bolsistas de Iniciação Científica e do PIBID), além de docentes colaboradores e um professor visitante. Essa rede de práticas qualificou a atuação dos licenciandos como pesquisadores e formadores, além de gerar importantes produtos acadêmicos, como trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos, capítulos de livros, painéis e pôsteres apresentados em eventos nacionais.
Como resultado, foi desenvolvida uma matriz didático-pedagógica baseada na semiótica, capaz de orientar o planejamento, a intervenção e a análise das aulas de Educação Física, fortalecendo a identidade docente e ampliando a compreensão da área como linguagem. "A importância para a comunidade acadêmica aparece na consolidação de uma comunidade de prática, na produção de referenciais didático metodológicos para a Educação Física na área de Linguagens, e na integração de ensino, pesquisa e extensão, com análises coletivas de práticas e devolutivas às escolas. A matriz didático pedagógica semiótica e os laboratórios de planejamento oferecem uma gramática comum para pensar linguagem da movimentação, corpo e ensino, o que qualifica a pesquisa e à docência", citou o coordenador.
Dentre os destaques da iniciativa, Arnaldo menciona três frentes: "Primeiro, produção acadêmica e formativa com TCCs, artigos submetidos e aceitos, capítulos, painéis e pôsteres em eventos nacionais, o que demonstra capilaridade do trabalho. Segundo, inovação didático pedagógica com base na semiótica e com as camadas de conteúdo, recurso que vem organizando planejamento, intervenção e análise. Terceiro, perspectiva de continuidade, com ampliação da rede para oito municípios, diálogo com a Secretaria de Estado e desenvolvimento de uma plataforma digital colaborativa, para alcançar docentes que não conseguem participar de formações presenciais".
O Reconhecimento e a continuidade
A classificação como finalista do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques representa um importante reconhecimento público de um percurso coletivo, que enfrenta o desafio nacional de tratar a Educação Física como linguagem de maneira fundamentada e situada.
De acordo com Arnaldo, "Estar entre os dez finalistas do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques representa reconhecimento público de um percurso coletivo que enfrenta um desafio nacional, tratar a Educação Física como linguagem de modo fundamentado e situado. A classificação legitima o caminho adotado, amplia o diálogo com outras redes, fortalece a continuidade da formação colaborativa e incentiva novas pesquisas e produtos educacionais".
O coordenador aproveitou a ocasião para agradecer "às escolas e secretarias parceiras, ao GEPROFEF, aos licenciandos e professores da rede, ao Campus Muzambinho, às Pró-reitorias, aos docentes colaboradores e à Fundação Carlos Chagas pelo reconhecimento. Agradeço também à Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS pela divulgação desta experiência”.
De acordo com Arnaldo, o Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS desempenhou papel essencial ao oferecer infraestrutura, apoio às atividades de pesquisa, ensino e extensão, intermediação de convênios, organização de encontros formativos e registro das ações. O suporte institucional garantiu a continuidade da iniciativa e a devolutiva às redes parceiras.
O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques valoriza o professor dos cursos de licenciatura e divulga experiências formativas que contribuam para a aprendizagem da docência do futuro docente da educação básica.
Os trabalhos serão publicados na série Textos FCC e divulgados em nosso site, que também abriga os vencedores dos anos anteriores (https://www.fcc.org.br/fcc/premios/premio-rubens-murillo-marques/).
A cerimônia de premiação ocorrerá remotamente no dia 28 de novembro às 10h, pelo canal do Youtube da Fundação Carlos Chagas.
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