Programa Qualidade de Vida: Ecologia, Saúde e Meio Ambiente
O projeto de Extensão “Qualidade de Vida: Ecologia, Saúde e Meio Ambiente” com registro no Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, lançará no dia 25/02/2019, seu primeiro Programa Educativo, com uma temporada de 12 episódios.
Tal estratégia de Tecnologias Inovadoras Educativas está vinculada ao Centro de Estudos Ambientais (CEAM) e ao Grupo de Estudos de Promoção de Saúde (GEPS).
O objetivo principal das ações consiste na reflexão das problemáticas acerca do crescimento desordenado das cidades, exploração dos recursos naturais, desastres ambientais, desenvolvimento econômico, extinção e degradação da biodiversidade, e desafios do planeta para a sustentabilidade.
O Público-alvo são alunos dos Cursos Técnicos integrados e subsequentes, alunos dos Cursos Superiores e comunidade local e regional do Município de Muzambinho.
Cada episódio contará com duração de 16 minutos e será integrado por uma equipe de produção, roteirização e edição.
Os quadros são compostos por participações de especialistas nas áreas temáticas de recursos hídricos, engenharias, geologia, biologia, química, medicina, saúde ambiental e ciências da saúde.
Nas participações artísticas haverá a divulgação dos talentos dos alunos do Campus Muzambinho e suas histórias de sucesso.
No espaço reservado para as informações haverá a propagação dos eventos e demais ações previstas para o mês na Instituição.
O programa contará com um canal no Youtube, uma página no Facebook e Instagran para que haja sugestões e maior interatividade entre os alunos e comunidade escolar.
O projeto está sendo desenvolvido com a roteirização dos Professores Fabrício Santos Ritá, Claudiomir da Silva Santos, Arturene Maria Lino do Carmo, colaboração do Prof. Renato Aparecido Souza, e execução gráfica da Técnica em Informática e discente do Curso de Ciências Biológicas Milena Isabela da Silva.
Os ambientes para as gravações são naturais e estão localizados em paisagens dentro do Campus, contando com o auxílio do servidor Juliano Francisco Rangel, responsável pelo Laboratório de Jardinagem e Paisagismo.
Como toda atividade social e integradora contará com o suporte de apoiadores como o site Muzambinho.com e idealizadores da proposta ambiental sustentável.
A iniciativa propõe uma ferramenta de aprendizado de conceito moderno, participativo, dinâmico, atraente para seu público jovem e principalmente focado na justiça social e no direito das futuras gerações a um meio ambiente saudável e equilibrado.
De acordo com o professor Fabrício Santos Ritá “As sociedades só poderão repensar suas ações para o meio e em prol do meio, quando se sentirem capazes de serem ativas neste processo decisório. E para tanto precisam ser empoderadas e instrumentadas sobre o seu papel no contexto social, ambiental, político e econômico. As questões de meio ambiente e saúde não podem ser tratadas de maneira desvinculada, pois o dano acarretado aos recursos naturais inviabilizam o uso da água, que se torna um veículo de doenças e consequentemente impactam na qualidade de vida das pessoas”.
Em breve, mais informações serão disponibilizadas, assim como os links liberados para acesso e divulgação do Programa.
Texto: Claudiomir da Silva Santos.
Publicação: Cleciana Rangel.
Redes Sociais